Economia Titulo
EUA: por que a era das taxas de juros historicamente baixas pode ter acabado
26/08/2023 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar do Federal Reserve ter aumentado as taxas de juros para o maior nível em 22 anos, a economia continua surpreendentemente resiliente, com estimativas colocando o crescimento do terceiro trimestre em ritmo para facilmente ultrapassar sua tendência de 2%. É um dos fatores que levam alguns economistas a questionar se as taxas voltarão aos níveis mais baixos que prevaleciam antes de 2020, mesmo que a inflação volte à meta de 2% do Fed nos próximos anos.

Em questão está o que é conhecido como taxa de juros neutra. É a taxa na qual a demanda e a oferta estão em equilíbrio, levando a um crescimento econômico estável e à inflação.

Descrito pela primeira vez pelo economista sueco Knut Wicksell há um século, o neutro não pode ser observado diretamente. Em vez disso, os economistas e formuladores de políticas inferem isso do comportamento da economia. Se os empréstimos e os gastos forem fortes e a pressão inflacionária aumentar, o neutro deve estar acima da taxa de juros atual. Se eles são fracos e a inflação está recuando, o neutro deve ser menor.

O debate sobre onde fica o neutro não foi importante até agora. Desde o início de 2022, o aumento da inflação fez com que o Federal Reserve corresse para obter taxas de juros bem acima do neutro.

Com a inflação em queda, mas a atividade ainda firme, as estimativas da taxa neutra podem ganhar maior importância nos próximos meses. Se o neutro subir, isso pode exigir taxas de juros de curto prazo mais altas ou atrasar os cortes nas taxas de juros à medida que a inflação cai. Também poderia manter os rendimentos dos títulos de longo prazo, que determinam as taxas de hipotecas e dívidas corporativas, mais altos por mais tempo. Fonte:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;