Setecidades Titulo Memória
Alô, alô boleiros! Quem tem chuteira para emprestar? Pode ser do pai, avô, bisavô. Paranapiacaba precisa de um par...

Quanto mais antiga for, melhor, e a sua chanca fará parte da exposição inaugural do Memorial Charles Miller

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/07/2023 | 07:45
Compartilhar notícia


O Memorial Charles Miller será inaugurado este mês juntamente com a entrega, revitalizado, do mais antigo campo de futebol do Brasil, o do Serrano AC, nos altos da Vila Ferroviária de Paranapiacaba. 

A solicitação do par de chuteiras é feita por Guilherme Ribeiro de Souza Pinto, gerente de Projetos e Preservação Histórica de Paranapiacaba, que diz:

Estamos compondo uma exposição para o Memorial Charles Miller, em que tentaremos reproduzir a mala que o pai do futebol chegou ao Brasil vindo da Inglaterra após seus estudos.

Gostaríamos de saber se algum membro do Memofut ou outra pessoa poderia nos doar uma chuteira antiga (não precisa ser da época, pois como disse, será feita somente uma reprodução da mala), ou nos indicar onde podemos conseguir. Seria de grande valia!

Desde já agradecemos pela ajuda!

NOTA DA MEMÓRIA – Repassamos o pedido do Guilherme ao coordenador do Grupo Literatura e Memória do Futebol, o Memofut, Alexandre Andolpho Silva, e ao bibliotecário Ademir Takara, responsável pela biblioteca do Museu do Futebol, no Pacaembu. E os historiadores do futebol colaborarão com a iniciativa do Memorial Charles Miller.

Lembramos do eterno coordenador do Gipem, o Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC, Paschoalino Assumpção. O velho e bom Paschoalino ficaria feliz com o que está ocorrendo na sua terra, ele que nasceu em Paranapiacaba, coincidentemente num 8 de abril (de 1917), que é o dia do aniversário da cidade de Santo André.

Aproveitamos para lembrar ao Guilherme e ao Memorial Charles Miller que esta página Memória guarda parte significativa do acervo esportivo de Paschoalino Assumpção. Do acervo faz parte uma coleção única de fotografias e documentos de todos os antigos clubes das Setecidades. Todos. Fotos maravilhosas, originais, que recebemos de três fontes: o próprio Paschoalino (com seus bilhetes manuscritos acompanhados de antigas fotos), José Duda Costa, memorialista, e Ricardo Assumpção, filho do Paschoalino.

Este material poderia ser o início do Museu do Futebol do Grande ABC, a exemplo do pioneiro Museu do Futebol do Pacaembu. E o espaço mais indicado para abrigá-lo seria a casa ao lado do estádio do Serrano, onde está sendo montado o Memorial Charles Miller.

Crédito do selo 00 – Leilão de Colecionismo

RARIDADE. Antiga chuteira de metal, dourada: leiloada em 2020 no Rio de Janeiro: lote 934

Crédito da foto 1 – Acervo: Paschoalino Assumpção

PASCHOALINO. Em 12 de maio de 1935, de camisa listrada, em Campo Grande, Paranapiacaba. Fica a dúvida: quem seria o jogador ao lado de Paschoalino? Que distintivo é este: Mistério. Paschoalino foi presidente da Liga de Futebol de Santo André, coordenador do Gipem e colaborador da Federação Paulista de Futebol até o fim

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 4 de julho de 1993 – ano 36, edição 8430

MANCHETE – Billings tem prioridade no orçamento/94.

Lei de Diretrizes Orçamentárias do governo do Estado, aprovada quinta-feira (1-7-1993) prevê ainda a canalização dos ribeirões dos Meninos e dos Couros.

A LDO excluía a criação da Universidade do ABC.

ADEUS – Marcada para 6 de julho (de 1993) a missa de 7º díade José Andrade Moura, na Catedral do Carmo.

NOTA – Sr. Moura veio jovem para Santo André. Um dos primeiros sergipanos radicados na cidade. Fez carreira na Rhodia e concedeu uma linda entrevista a esta página Memória.

EM 4 DE JULHO DE...

1863 – Pedro Setti nasce em Pogio Rusco, na Itália. Vem para o Brasil ainda jovem, com as primeiras famílias de imigrantes italianos. Foi comerciante, capitão da Guarda Nacional e vereador.

1903 – Do correspondente do Estadão no Alto da Serra, hoje Paranapiacaba: aqui esteve o Sr. Deolindo Neves, a fim de efetuar uma caçada que, infelizmente, não deu bom resultado, devido ao mal tempo.

Nota oficial da Estrada de Ferro São Paulo Railway, assinada pelo seu superintendente, William Speers: em julho (de 1903) a tarifa do café terá redução de 10%, visto a cotação oficial do gênero na praça de Santos ter sido, na média, inferior a 5$000 reis por 10 quilos.

Da agência Havas. Nova York, 25. Se deram graves desordens promovidas pelos empregados nas tramways (bondes, trens), que estão em greve.

1948 – Falece, em São Paulo, o escritor Monteiro Lobato.

1968 – Prefeito Fioravante Zampol promulga a lei nº 2990, que cria o Salão de Arte Contemporânea de Santo André.

1978 – João de Paula Rodrigues toma posse como o primeiro presidente da SAB dos Jardins Paramount, Copacabana e Guarujá, em São Bernardo.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário da Ibitinga, elevado a município em 1890, quando se separa de Araraquara; e Tanabi, elevado a município em 1924, quando se separa de São José do Rio Preto.

No Mato Grosso: Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Juruena, Matupá, Nova Mutum, Porto Espiridião, São José do Povo e Tapurah. 

E mais: Alto Bela Vista e Paial (SC), Curralinho (PA), Iracema do Oeste (PR), Paranaíba (MS), Parecis (RO), Piripiri (PI), Taquari (RS) e Uruaçu (GO).

HOJE

Dia do Operador de Telemarketing

Santa Isabel de Portugal

4 de julho

Nobre, filha do rei, opta pela pobreza voluntária e à caridade.

Ilustração – Canção Nova




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;