Cultura & Lazer Titulo
'Pensamentos Instigantes' discute filosofia de Kierkegaard e cinema
Do Diário OnLine
Com Agências
25/04/2006 | 14:15
Compartilhar notícia


O professor e filósofo da USP Franklin Leopoldo e Silva e o roteirista Di Moretti discutem nesta terça-feira o cinema brasileiro e a proposta filosófica do dinamarquês Sören Kierkegaard no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em São Paulo. O debate faz parte do programa “Pensamentos Instigantes - Filosofia e Arte”, e será mediado pelo psicólogo e arteterapeuta Claudio Bergamo.

Nascido em 1813, Kierkegaard estudou teologia e filosofia na Universidade de Copenhagen, onde conheceu o pensamento do filósofo alemão Hegel, que acreditava num entendimento racional da vida humana e da história. Posicionando-se contra o hegelianismo, Kierkegaard ressaltou a ambigüidade e a natureza paradoxal da situação humana.

O dinamarquês afirmava que os problemas fundamentais da existência não podem ser explicados de forma racional e objetiva, sendo que a maior verdade é sempre subjetiva. A filosofia de Kierkegaard influenciou grandes nomes da literatura do século XIX, como August Strindberg, Ibsen, Thomas Mann e Franz Kafka e é tida como precursora do existencialismo, que dominou grande parte do pensamento filosófico do século XX.

No encontro, Franklin Leopoldo e Silva apresentará uma síntese da filosofia de Kierkegaard, enfocando principalmente o homem em suas dimensões ética, estética e religiosa, seus fins e sua liberdade. O roteirista Di Moretti abordará o tema como um possível campo de reflexão na construção do seu trabalho e na produção artística em geral.

O debate começa às 19h30 na sala de cinema, com entrada gratuita. As senhas devem ser retiradas na bilheteria meia hora antes. O CCBB fica na rua Álvares Penteado, 112, próximo às estações Sé e São Bento do Metrô.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;