Memória Titulo
Quebra o pau no Anacleto Campanella

Diante de duas torcidas apaixonadas, Dr. Amazonas e Jura trocaram palavras mais ásperas

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"Um clube de futebol só poderá sobreviver se a cidade entender que também deverá ser pujante no futebol profissional, tendo um clube na Divisão Especial. O ano de 1973 dirá se o Santo André FC deverá continuar ou desistir".
José Amazonas, 53 anos, presidente do Santo André Futebol Clube, em declaração ao Diário em 12-11-1972.

* * *

O dirigente e o jornalista. José Amazonas e Jurandir Martins. Naquele 1972 - e lá se vão 40 anos - fervia o futebol profissional do Grande ABC. Amazonas e Jura tinham o mesmo amor pelo Santo André, que era ainda FC. Cada qual no seu posto, eles torciam pelo acesso do Ramalhão, que demoraria. Mas no calor dos acontecimentos, um entrevero em pleno Estádio Lauro Gomes, o Anacleto Campanella dos dias atuais.

Diante de duas torcidas apaixonadas, Dr. Amazonas e Jura trocaram palavras mais ásperas. Os dedos indicadores direitos de ambos foram flagrados pela reportagem. Daniel Lima, imaginem, separou e acalmou a situação. E a vida continuou.

Nesta resenha precisamos dizer que Jurandir Martins sempre foi firme na sua atuação. Um apaixonado pelo rádiojornalismo. Com ética, sempre buscou as melhores manchetes. E hoje, podemos garantir, ele continua torcendo para que as nossas equipes se projetem de vez no cenário nacional.

AMANHÃ NA SEMANA JURANDIR MARTINS
Caiuba, Alfredo Sabatini, Geraldo Faria Rodrigues, Giba, Emerson Fittipaldi, Antonio Pezzolo e a Seleção da Imprensa do Grande ABC defronte às arquibancadas históricas do Estádio Bruno José Daniel.

LIVROS
Uma enxurrada de livros será lançada hoje, a partir das 10h, na Biblioteca Municipal Paul Harris, em São Caetano, na Manhã Literária promovida pela biblioteca e pela Academia Popular de Letras. Na coordenação, Ana Maria Guimarães Rocha. Memória recebeu dois dos livros a serem lançados, dos jornalistas Hildebrando Pafundi e Humberto Pastore. Belíssimos.

Pafundi traz crônicas do cotidiano, surpreendentes, com o seu Barzinho Sórdido ou (a Herança), da RG Editores; Pastore narra a história de Pérola, sua gatinha de estimação, que ele perdeu. A renda do livro do Pastore irá toda para a ONG Nipa Arca de Noé. O custo é só R$ 10.

MANHÃ LITERÁRIA
Local: Biblioteca Municipal Paul Harris, End: Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255 (esquina c/ Avenida Goiás). Dia: hoje, às 10h. Entrada franca e lançamento de livros.

AGENDA
E amanhã teremos um Natal italiano em Rudge Ramos. Coral Bicchieri D'Oro vai cantar e interpretar a saga de famílias italianas chegando ao Brasil em fins do século 19. A saída da Itália, a viagem de navio, a chegada, o trabalho, a família e a comemoração do primeiro Natal longe da Itália querida. Na regência, Simone Strublic. Texto e direção cênica de Hilda Breda.

NATAL ITALIANO
Local: Teatro Lauro Gomes, End: Rua Helena Jacquey, 171 - Rudge Ramos, Dia: amanhã, às 17h. Entrada franca.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 24 de novembro de 1982 - Nº 5.064

Manchete - Imposto de Renda terá correção monetária em 1983
Adeus - Adoniran Barbosa morre aos 72 anos, em São Paulo.
Movimento Sindical - Eleição dos representantes dos trabalhadores da Volkswagen será entre 30 de novembro e 2 de dezembro. Trinta mil empregados escolherão entre 106 inscritos e seus suplentes nas fábricas de São Bernardo e Taubaté. Seis mulheres são candidatas.
Editorial - Eleição em São Bernardo poupou Tito Costa
Política e Futebol - Newton Brandão, prefeito eleito de Santo André: "O EC Santo André pode pedir o que quiser".

Nossos Republicanos (8)

* Lindolfo Francisco de Paula, professor
* Alfredo Luiz Flaquer, negociante
* Serafim Manoel de Toledo

NOTAS
Nomes que assinaram o pedido coletivo do Grande ABC de 1889 para a elevação da freguesia de São Bernardo à condição de município.

Original, com 97 assinaturas, mantido pelo Arquivo do Estado, com cópia na Seção de Memória e Pesquisa da Prefeitura de São Bernardo.

EM 24 DE NOVEMBRO DE...

1967 - Outorgada a nova Constituição Brasileira. Busca-se legitimar o governo militar no Brasil.
1972 - Diplomados os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 15 de novembro.
- Pela primeira vez o pleito municipal de 1972 realizou-se, concomitantemente, nas sete cidades do Grande ABC, fato que vem se repetindo nestes últimos 40 anos.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: black band de Lucky Millinder; John Pizzarelli, guitarrista e cantor; Barbra Streisand, cantora e atriz; amanhã: Doris Day, cantora e atriz. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - É tempo de Fórmula 1 e de contar a história do autódromo de Interlagos. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: José Pereira de Souza e Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

SANTOS DO DIA
Flora e Maria, espanholas; André Dung-Lac, presbítero, e companheiros mártires; Columbano, Crisógono e Porciano.
Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Pedro da Silva Costa, 79. Natural de Pontal (SP). Dia 20. Memorial Jardim Santo André.
Germino Barbosa dos Santos, 71. Natural de Boa Nova (BA). Dia 19. Cemitério Curuçá.
Silvio Cezar de Oliveira Santos, 26. Natural de Riachão do Jacuipe (BA). Dia 18. Cemitério de sua cidade natal.

SÃO BERNARDO

Martiniano Gomes, 84. Natural de Catanduva (SP). Dia 20. Cemitério dos Casa.
Napoleão Pereira de Mattos, 77. Natural de Barra (BA). Dia 22. Cemitério dos Casa.
Maria de Lurdes de S. José, 75. Natural de Teixeiras (MG). Dia 19. Cemitério da Paulicéia.
Geová de Jesus, 69. Natural de Vitória da Conquista (BA). Dia 21. Jardim da Colina.
Edvaldo Duarte da Silva, 66. Natural de Esperança (PB). Dia 20, em Santo André. Jardim da Colina.
Reginaldo de Araújo Silva, 65. Natural de Recife (PE). Dia 20. Cemitério dos Casa.
Gervazio José dos Santos, 63. Natural de Pavão (MG). Dia 21. Jardim da Colina.

DIADEMA

José Arena Martins, 74. Natural de Pedregulho (SP). Dia 22, em São Bernardo. Vale da Paz.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;