Publicidade Titulo Publieditorial
Como recuperar fotos e vídeos
de um cartão SD corrompido

Nada pior do que ter um cartão SD corrompido, que não permite o acesso aos seus arquivos. A boa notícia é que existem soluções para esse cenário!

Por Divulgação
29/06/2023 | 14:00
Compartilhar notícia
Divulgação Luis Quintero / Pexels


 Um cartão SD é um dispositivo bastante útil para transportar e manter arquivos em segurança. Mas o que acontece quando ele falha? Tem como recuperar fotos e vídeos de um cartão SD corrompido?

Seja por um acidente, um vírus ou um defeito no dispositivo, ter um cartão SD corrompido pode ser uma dor de cabeça para muitas pessoas. E, na hora do desespero, encontrar uma solução pode ser complexo.

Por isso, descubra como um cartão SD pode se corromper e como recuperar fotos e vídeos de do dispositivo!

O que é um cartão SD corrompido e por que isso acontece?

Um cartão SD é um tipo de mídia de armazenamento removível que pode ser usado em diversos dispositivos, como câmeras digitais, celulares, tablets, pen drives e outros. Ele permite guardar e transferir arquivos de forma prática e segura.

No entanto, às vezes o cartão SD pode apresentar problemas, o que faz com que seja preciso realizar um procedimento de recuperação de cartões SD.

Nesses casos, há algo que impede o acesso aos dados contidos no card. Isso é o que chamamos de cartão SD corrompido.

Quando isso acontece, você pode receber mensagens de erro como “O cartão SD está danificado. Tente formatá-lo”, “O cartão SD não está formatado. Deseja formatá-lo agora?” ou “O cartão SD está vazio ou tem um sistema de arquivos não suportado”.

As causas da corrupção do cartão SD podem ser variadas, mas as mais comuns são:

  • Danos físicos ou elétricos no cartão SD, como rachaduras, arranhões, quedas ou exposição à água, calor ou campos magnéticos.

  • Sistema de arquivos do cartão SD corrompido, por exemplo, por uma formatação incorreta, uma interrupção durante a transferência de dados ou uma infecção por vírus.

  • Corrupção do MBR (Master Boot Record), que é a parte do cartão SD que contém informações sobre as partições e o sistema operacional.

  • Erro de dispositivo de E/S (Entrada/Saída), que ocorre quando há um problema na comunicação entre o cartão SD e o dispositivo que o lê.

Como recuperar fotos e vídeos de um cartão SD corrompido no computador

Se você tem um cartão SD corrompido e quer recuperar suas fotos e vídeos no computador, existem algumas opções que você pode tentar.

Além do uso de um software de recuperação de dados, existem ferramentas nativas dos sistemas operacionais que podem funcionar, dependendo do grau de dano do cartão SD.

1. Wondershare Recoverit

A primeira sugestão é usar um software de recuperação de dados especializado, como o Recoverit, que é capaz de restaurar arquivos perdidos, deletados ou formatados de qualquer tipo de mídia de armazenamento.

O Wondershare Recoverit é um programa fácil de usar e eficiente, que pode recuperar mais de 1000 tipos de arquivos, incluindo fotos, vídeos, áudios e documentos.

Ele também oferece uma pré-visualização dos arquivos recuperáveis antes da recuperação, para que você possa selecionar os que deseja restaurar.

Para recuperar fotos e vídeos de um cartão SD corrompido com o Recoverit, siga os passos abaixo:

  1. Baixe e instale o Recoverit no seu computador.

  2. Conecte o seu cartão SD ao computador por meio de um leitor de cartão.

  3. Abra o Recoverit e selecione o seu cartão SD na lista de dispositivos externos.

 

Imagem de Wondershare Recoverit

  1. Clique em “Iniciar” para iniciar a varredura do seu cartão SD.

  2. Aguarde até que o processo seja concluído. Você pode pausar ou parar a varredura a qualquer momento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;