Publicidade Titulo Publieditorial
Ecoturismo e preservação: Parques Nacionais
brasileiros mais buscados no Google nos últimos 12 meses

São mais de 70 parques nacionais protegidos no Brasil, abrangendo áreas de 25 estados e do Distrito Federal.

Divulgação
26/06/2023 | 10:10
Compartilhar notícia
Divulgação


 Com tanta beleza para contemplar neste país de dimensões continentais, é difícil escolher quais maravilhas naturais você deve visitar. Particularmente os parques nacionais do Brasil demonstram a diversidade e a riqueza natural do país. De praias e cachoeiras a florestas e montanhas, estas áreas são um excelente exemplo da importância de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica.


São mais de 70 parques nacionais protegidos no Brasil, abrangendo áreas de 25 estados e do Distrito Federal. A maioria está na Bahia (10), seguida por Minas Gerais (8), Amazonas (7) e Paraná (7). Onze destes parques nacionais estão listados como Patrimônio Mundial da UNESCO e três parques estão listados como Reservas da Biosfera pela UNESCO.

Estas reservas preservadas permitem a realização de pesquisas, desenvolvimento de educação ambiental e, obviamente, contato com a natureza e turismo ecológico. Segundo um levantamento feito pela equipe de dados do Google, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral nordeste do estado do Maranhão, foi o mais buscado nos últimos 12 meses na plataforma.

Em segundo lugar aparece o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e em terceiro o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, e o Parque Nacional do Itatiaia, também no Rio de Janeiro, aparecem em quarto e quinto lugar nas buscas do Google, respectivamente.

Conforme o levantamento do Google, o termo “parque nacional” é a segunda versão mais buscada ao lado de “parque”, atrás apenas de “parque aquático”. Distrito Federal, Piauí e Rio de Janeiro foram os estados que mais buscaram por parque nacional no Brasil nos últimos 12 meses.

O estudo também mostra que a pergunta “O que é parque nacional?” foi a mais buscada no Brasil nos últimos 12 meses. “Parque nacional mais antigo do Brasil”, por sua vez, é o termo com maior crescimento ao lado de “Parque Nacional no Brasil”, em comparação com o período anterior.

Novos recursos do Google para Parques Nacionais

O Google está apresentando novos recursos do Maps para facilitar a navegação dos usuários pelos parques nacionais usando o aplicativo. A gigante da tecnologia diz que as novas atualizações são projetadas para ajudar os usuários a encontrar as informações de que precisam ao visitar um parque nacional, como descobrir coisas para fazer e se orientar no parque.

Estes recursos chegaram a todos os parques nacionais dos Estados Unidos em abril e, de acordo com o Google, serão lançados em parques de todo o mundo nos próximos meses. “Esteja você fazendo sua lista de pontos turísticos imperdíveis ou tentando encontrar a melhor trilha para correr – o Google Maps tem todas as informações de que você precisa em um só lugar, para que você economize tempo planejando e explorando”; escreveu a empresa em um post de blog.


Parques nacionais mais buscados no Google no Brasil nos últimos 12 meses:

1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão)

2. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás)

3. Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro)

4. Parque Nacional da Chapada das Mesas (Maranhão)

5. Parque Nacional do Itatiaia (Rio de Janeiro)

6. Parque Nacional da Chapada Diamantina (Bahia)

7. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (Mato Grosso)

8. Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí)

9. Parque Nacional Iguaçu (Paraná)

10. Parque Nacional do Monte Roraima (Roraima)

Mais sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981, abrange uma área de mais de 155 mil hectares e percorre 70 quilômetros ao longo da costa, oferecendo algumas das vistas mais belas e únicas do mundo.

Como o maior campo de dunas de areia da América do Sul, os bancos de areia ondulados atingem alturas de 10 a 20 metros. Este campo de dunas com camadas de rocha impermeável permite a criação de piscinas naturais de água doce da chuva, com tons de verde e azul impressionantes.

O parque possui dois oásis separados, conhecidos localmente como restingas, que representam um tipo único de floresta costeira composta por árvores de tamanho médio e vários arbustos que se ajustaram a esse ambiente desafiador. Embora o parque apresente apenas 133 espécies de vegetação variada, é o lar de mais de 110 espécies de aves que nidificam ou migram pelo parque, bem como 42 espécies de répteis.

Atualmente não é cobrada taxa para entrar nos Lençóis Maranhenses. Mas existe uma série de regras, como por exemplo a proibição de animais domésticos e o consumo de bebida alcoólica. Inclusive, no local não existe comercio ambulante ou quiosque – é preciso levar tudo o que se vai consumir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;