Publicidade Titulo Publieditorial
Comitê Olímpico Internacional dá sinal verde para os preparativos das Olimpíadas de Paris 2024

Faltando pouco mais de um ano para o maior evento esportivo do planeta, Paris 2024 está a caminho de oferecer os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de uma nova era.

Divulgação
23/06/2023 | 09:41
Compartilhar notícia
Divulgação


 Faltando pouco mais de um ano para o maior evento esportivo do planeta, Paris 2024 está a caminho de oferecer os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de uma nova era. Esta foi a mensagem da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) após uma visita, neste início de junho, à capital francesa, onde os integrantes se reuniram com organizadores e autoridades locais para discutir o andamento dos preparativos.


A equipe de inspeção do COI declarou que “deixou Paris com um alto nível de confiança e que a cidade estará pronta para sediar os Jogos”, apesar de algumas questões financeiras e de segurança ainda não estarem totalmente resolvidas. “Paris está onde precisa estar em 400 dias do evento”, disse Pierre-Olivier Beckers-Vieujant, chefe da comissão que supervisiona os planos olímpicos.

Enquanto os novos locais estão sendo construídos, os auditores franceses apontaram ao Parlamento que não foram capazes de dizer quanto custarão os jogos e o impacto final nas finanças públicas, uma vez incluídos os custos de segurança e outras despesas. Foram orçados 8.800 milhões de euros (9.400 milhões de dólares) para as construções olímpicas, sendo um terço de fundos públicos.

Para aumentar suas receitas, os organizadores confirmaram, inclusive, que pretendem trazer a gigante francesa de luxo LVMH (grupo Louis Vuitton Moët Hennessy) como patrocinadora. Mas eles não disseram quando isso pode ocorrer. Ainda assim, a mensagem do COI foi positiva ao final da recente visita de Beckers-Vieujant e sua equipe.

Beckers-Vieujant parabenizou o Comitê Organizador pelo progresso significativo na transição da fase de planejamento para a fase de entrega. “Agora trata-se de transformar ideias em operações tangíveis por meio de uma série de teste cruciais e mostrar que Paris está pronta para receber o mundo em 2024”, ressaltou.

Paris 2024 acelera o ritmo para testes e preparativos finais

O próximo verão na Europa já promete oferecer eventos relacionados à Paris 2024. Em julho, uma regata em Marselha, sul da França, marcará oficialmente o início do programa de testes das Olimpíadas. Este evento faz parte de um programa de testes mais amplo que será executado até o período dos Jogos.

O envolvimento de todas as partes interessadas, especialmente o Estado francês e as autoridades locais, mais a colaboração adicional ao Movimento Olímpico, também ficará evidente no próximo mês, quando os Comitês Olímpicos Nacionais participam de um seminário de chefes de missão em Paris, enquanto um encontro mundial de emissoras e uma conferência mundial de imprensa deverão ocorrer nos meses seguintes.

Altos níveis de apoio público aos Jogos

O público tem demonstrado grande entusiasmo pela participação nos Jogos de Paris – o programa de voluntários do Comitê Organizador, por exemplo, recebeu mais de 300.000 inscrições de mais de 190 países.

Os altos níveis de apoio público foram novamente evidenciados por pesquisas de opinião recentes, mostrando que quase 70% dos franceses apoiam a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Esse engajamento reflete-se comercialmente: Paris 2024 compartilhou o sucesso de vendas de ingressos, com quase sete milhões de tickets vendidos até agora.

Momento máximo do esporte em cenários excepcionais da “Cidade Luz”

Neste evento histórico, os visitantes poderão assistir as competições nos principais centros esportivos de Paris e região, bem como em monumentos emblemáticos da capital visitados por milhões de turistas todos os anos.

Modalidades como vôlei de praia serão realizadas em frente à Torre Eiffel, no Champ-de-Mars; esgrima e taekwondo sob o teto de vidro do Grand Palais, na Champs-Elysées; e arco e flecha na Esplanade des Invalides. A Pont dIena, por sua vez, receberá a prova de ciclismo, enquanto o parque do Palácio de Versalhes será palco de eventos equestres.

Endereços esportivos franceses lendários estarão, claro, fazendo sua parte. As partidas de futebol acontecerão no Parc des Princes, bem como em outros estádios da França. O Stade de France receberá as competições de atletismo e rugby. Já os eventos de tênis e boxe serão realizados no prestigioso Estádio Roland Garros.

O Sena também estará no coração dos Jogos de Paris 2024, uma vez que a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas será realizada em torno do rio. O público poderá cumprimentar os atletas enquanto eles desfilam em barcos pelo Rio Sena. O percurso termina no Trocadéro, para uma grande final.

A parte baixa da Champs-Élysées e a Place de la Concorde, com seu icônico obelisco, serão o cenário para a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, onde um espetáculo único e grandioso aguarda os espectadores. Pela primeira vez uma cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos será realizada fora de um estádio.

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto; com os Jogos Paralímpicos ocorrendo na sequência, de 28 de agosto a 8 de setembro. Em Paris 2024 o futebol estreia em 24 de julho, dois dias antes da Cerimônia de Abertura dos Jogos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;