Pois foi com a data de 25 de janeiro de 1927 que o engenheiro agrimensor João Ferreira Teixeira...
Vila São José, São Bernardo, hoje é o seu 85º aniversário. Pois foi com a data de 25 de janeiro de 1927 que o engenheiro agrimensor João Ferreira Teixeira assinou a primeira planta do bairro. Foi loteadora a Sociedade Moreira, Maia e Bueno Ltda, propriedade de três senhoras: Maria Maia Moreira, Isabel de Andrade Maia e Wanda Bueno Teixeira Coelho.
Assim, senhores moradores da Vila São José, quando percorrerem as ruas Isabel de Andrade Maia, Wanda Bueno Coelho, Neusa Coelho, João Teixeira Coelho, saibam que estão percorrendo vias públicas cujos personagens vieram de Santos para investir nos arredores de um município ainda rural.
Todas essas informações nos foram fornecidas por um casal amigo, dona Therezinha e Sr. Antonio, ele um dos mais antigos farmacêuticos em atividade na cidade. O casal mantém a documentação original da Vila São José, mas não só.
Folheando o acervo, encontramos informações gerais da cidade e de Santos, um material que vamos estudando aos poucos, prazerosamente, para um livro que pretendíamos lançar nesta data, mas que ficará para uma outra oportunidade, que esperamos seja breve.
A história da Vila São José explica muito da formação paulista. Ela antecipa o 1927. Chega ao século 19, antes ainda da construção da estrada de ferro. De tal ordem que tudo passava pela Vila São José. A economia paulista do tempo do café passava pelo bairro.
TRECHO
Em 1914 as terras da Vila São José eram definidas como um pequeno sítio situado pouco adiante da Vila de São Bernardo, nas proximidades da Estrada do Vergueiro (trecho da atual Avenida Dr. José Fornari), com área de 12 alqueires. Dividia-se com o Rio dos Couros, com a propriedade da família Arsuffi e com o sítio de Luiz Angeli.
Luiz Angeli, no caso, foi bisavô deste repórter, proprietário do Sítio Ponte Alta, hoje absorvido pelo Jardim Silvina que avança.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 24 de janeiro de 1982
Indústria - IAP S/A Fertilizantes, da Avenida Industrial, começará a ser desativada neste mês. E Santo André perde mais uma indústria de 140 empregados, num terreno de 39 mil metros quadrados, com área construída de 22 mil metros quadrados.
Educação - Em debate a possibilidade do Ensino Superior oficial vir a ser pago em 1983. Reportagem: Cida Flosi Barbosa.
EM 25 DE JANEIRO DE...
1927 - Tom Jobim nasce no Rio de Janeiro: cantor, compositor, maestro, pianista, arranjador e violonista.
1952 - Surgia, em Mauá, o Vila J. J. Figueiredo FC.
Trabalhadores (*)
77 - Aleixo Galbeno, de Rio das Pedras (SP). Operário. Residia à Rua Lituânia, 55.
78 - José Correia, de Jundiaí. Operário. Residia à Rua Japão.
79 - Eduardo Simião, de Pinhal (SP). Contramestre. Residia à Rua da Saudade, 267.
(*) Trabalhavam na Rhodia.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.
HOJE
Dia do 458º aniversário da Cidade de São Paulo, Dia dos Correios e Telégrafos, Dia do Carteiro, Dia Mundial do Hanseniano, Dia da Língua Tupi, Dia Nacional da Bossa Nova e Dia da Cortesia. Igreja celebra a conversão de São Paulo.
SANTOS DO DIA
Paulo de Tarso, Juventino e Apolo.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, São Paulo. Século 18. Origem portuguesa. Procedência: antiga Sé de São Paulo. Madeira policromada.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.
PROFESSOR ELISEU FEDRI
(1914 - 2011)
Há um ano o Grande ABC perdia o professor Eliseu Fedri. A família e amigos lembram dele com carinho e saudades. A filha Regina nos envia a foto de hoje.
Era 1992, num churrasco familiar. O filho Elisir Fedri nos traz lembranças do pai:
1 - Professor Eliseu foi educador durante toda a vida.
2 - Dedicou seu caráter, sua humildade, seu trabalho pela cultura em prol da cidade de Santo André. Muitas pessoas, com certeza, lembram do cidadão andreense que foi, apesar de não ter nascido na cidade.
3 - Viveu em Santo André desde 1951, e até o fim de sua vida, aos 96 anos.
4 - Manteve-se lúcido até poucas semanas antes da morte, com uma energia vital.
5 - Não queremos que meu pai caia no esquecimento. Realmente ele foi muito importante. Basta que se pergunte aos seus ex-alunos, aos rotarianos, a quem o conheceu.
6 - Como pai, com a ajuda de minha mãe, Rosa, ensinou seus filhos da melhor maneira. Talvez nós mesmos, filhos, não tenhamos, ou não conseguimos ser o que ele nos representou.
Professor Eliseu Fedri teve cinco filhos: Eliseu Jr, Elisabete, Elisir, Rosa Maria e Regina. Elisabete e Regina residem em Santo André; Elisir, em Holambra, onde atua na área de medicina.
Falecimentos
SANTO ANDRÉ
Olga Ferreira Gonçalves, 86. Natural de São Paulo (SP). Dia 19. Cemitério Curuçá.Antonio Firme de Lira, 83. Natural de São Tomé (RN). Dia 19. Cemitério de Vila Pires.
SÃO BERNARDO
Maria de Lourdes Rodrigues, 67. Natural de Correntes (PE). Dia 21. Cemitério dos Casa.José Domingos Neto, 58. Natural de Inajá (PE). Dia 22. Cemitério dos Casa.
SÃO CAETANO
Otavio Medeiros, 94. Natural de São Paulo (SP). Dia 21. Cemitério das Lágrimas.Ornelio da Silva, 86. Natural de Birigui (SP). Dia 19. Cemitério das Lágrimas.
MAUÁ
Francisco Ferreira da Silva, 61. Natural de Jaguarai (BA). Dia 21, em Santo André. Vale dos Pinheirais.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.