Cultura & Lazer Titulo
AnimABC acontece neste fim de semana
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
14/04/2005 | 11:11
Compartilhar notícia


Quem passar no próximo fim de semana pelo colégio Dr. Américo Brasiliense, em Santo André, pode achar que a Terra está sujeita a uma invasão. Cenário acostumado a bedéis, estudantes e professores, a escola estadual estará tomada no sábado e no domingo por cavaleiros Jedi, guerreiros medievais, bruxos adolescentes, espécimes klingonianos e figuras com indumentária aparentemente saída de um desfile de Gaultier, por ocasião da primeira edição do AnimABC. O evento reunirá em 34 salas de aula, providencialmente adaptadas para estandes, fãs de filmes, séries de TV, quadrinhos, literatura e videogames que têm na aventura e na ação os faróis temáticos a seguir.

De natureza semelhante a eventos como o AnimeCon (realizado anualmente em São Paulo), o AnimABC é defendido como uma ocorrência histórica por seus organizadores. “Ele é histórico por duas coisas: é a primeira convenção de fãs de grande porte aqui na região e é o primeiro em todo o Brasil a reunir fãs de todas essas linguagens num único lugar”, afirma Sérgio Peixoto Silva, um dos co-organizadores do AnimABC, junto a Thiago de Angele e Wesley Sobral.

Em São Paulo e no restante do país, são comuns reuniões e convenções monotemáticas, de sequazes de Guerra nas Estrelas, Harry Potter, Jornada nas Estrelas, de animes (animações japonesas), mangás (quadrinhos japoneses) e de tokusatsu (séries de heróis com figurinos de borracha, como Jaspion e Changeman). O AnimABC é inédito porque comportará no mesmo espaço e no mesmo período os prosélitos da cultura pop pela primeira vez. “Eu pesquisei e não encontrei nenhum evento desse porte e com esse perfil no Brasil. E olhe que eu estou nesse meio há 20 anos”, diz Peixoto, que organiza também a AnimeCon, desde 1999.

Congregar os clubes foi moleza, ao contrário dos patrocinadores. O primeiro AnimABC, cujo custo estimado é de R$ 10 mil (“Mais barato que um carro de segunda mão”, segundo a organização), funcionará sem um tostão de patronos, pelo menos até o presente instante; a organização diz que, caso apareça um possível patrocinador cinco minutos antes da abertura do AnimABC, pode fechar negócio. Depois de emitir cerca de 40 propostas a possíveis financiadores, Peixoto credita a indiferença ao fato de as empresas não darem crédito a um evento desses, geralmente prestigiado na capital, em Santo André. “Mas vamos provar o contrário”, crê, com a expectativa de receber de quatro mil a oito mil pessoas nos dois dias.

Atração é o que não vai faltar para preencher o tempo dos (estimados) milhares de visitantes. Logo na entrada do Américo Brasiliense, estão programadas uma exibição de carros antigos, cujas datas de fabricação estão compreendidas entre as décadas de 1930 e 1970, e simulações de batalhas medievais, com direito a armaduras, espadas e golpes análogos à Idade Média.

No interior, múltiplas atividades, distribuídas pelos três andares do colégio. A começar por exibições de episódios de Jornada nas Estrelas, de animes inéditos no Brasil e de séries como Jaspion e Ultraman, já vistas por estas paragens mas há um bom tempo ausentes das grades de TV. Exposições são muitas, como a de plastimodelismo, que reproduz em escalas diminutas aviões, navios, espaçonaves e esculturas de personagens, todos de arquitetura e montagem 100% brasileiras. Ou a do Conselho Jedi, grupo de fãs da série cinematográfica Guerra nas Estrelas. Ou a de uma réplica do Trono da Caveira, conforme apresentado nas histórias do herói púrpura Fantasma. Ou a de bonecos e itens das coleções Transformers, Falcon e Comandos em Ação.

Palestras ministradas por dubladores, por Gonçalo Jr., autor do livro Guerra dos Gibis (Cia. das Letras), e por Pavão, criador da animação Megaliga de VJs Paladinos (MTV), enriquecem a programação. E, para banhar a ouro o AnimABC, o já famoso concurso de cosplay (costume play), uma apresentação de fantasias na qual é facinho trombar com Darth Vader, o doutor Spock, Harry Potter ou com um cavaleiro do zodíaco. Programação recheada para um evento que pretende ter freqüência semestral no Grande ABC e já tem até mês para uma futura parte dois: setembro deste ano.

AnimABC – Encontro de fãs de filmes, quadrinhos, séries de TV etc. Sábado, das 11h às 20h; domingo, das 10h às 19h, no Colégio Dr. Américo Brasiliense – praça IV Centenário, s/ nº, Santo André. Informações: www.animabc.com.br. Ingr.: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). Entrada franca para menores de sete anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;