Internacional Titulo
Paraguai pode adiar eleiçao para vice-presidente até 2003
Por Do Diário do Grande ABC
19/06/1999 | 15:09
Compartilhar notícia


O governo estuda adiar até 2003 a eleiçao do novo vice-presidente em substituiçao a Luis Maria Argaña, assassinado em março, devido à falta de recursos para financiar o pleito. A informaçao foi divulgada por autoridades eleitorais e fontes do governante partido Colorado.

``Nao temos dinheiro para nada. Desta forma, nao podemos organizar e realizar uma eleiçao sem dinheiro``, disse o presidente do Partido Colorado, senador Bader Rachid Lichi.

As eleiçoes para vice-presidente estao marcadas para 6 de fevereiro de 2000, mas Rafael Dendia, membro da Justiça Eleitoral, disse que para cumprir esta meta ``necessitamos de 17 milhoes de guaranis (US$ 6 milhoes). E de onde sairá este dinheiro? Ninguém sabe``, respondeu.

Dendia revelou que ``a constituiçao nacional estabelece que ao abrir uma vaga na vice-presidência, deve-se convocar eleiçoes para eleger o sucessor, mas nao especifica quando deve ser realizado o pleito``.

Mario Paz Castaing, senador e vice-presidente do Partido Encontro Nacional, segunda maior força opositora, afirmou que ``neste momento nao há dinheiro nos cofres do Estado. O povo precisa é de trabalho, e nao de novas eleiçoes``, advertiu. As estatísticas oficiais, bem como as pesquisas de empresas privadas, apontam que o Paraguai vive uma de suas piores crises econômicas dos últimos 50 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;