Cultura & Lazer Titulo
Eles são a história do rock
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
13/12/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


A indústria fonográfica é generosa com os admiradores do legendário grupo britânico Led Zeppelin. Para amenizar a ansiedade dos fãs – que aguardam o retorno definitivo do conjunto aos palcos –, chega às prateleiras o DVD duplo e remasterizado do filme The Song Remains the Same (Warner Home Video, R$ 35, em média).

Além do preço atraente, o produto é recheado de imagens de arquivo, reportagens e performances inéditas que o tornam um prato cheio e suculento para os seguidores do Zeppelin. Um dos discos traz o longa-metragem da banda, que contém um show realizado no Madison Square Garden, em Nova York, em 1973.

No palco, Robert Plant (vocal), Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo e teclados) e John Bonham (bateria) provam com quantos riffs se constrói uma instituição do hard rock.

HITS

Em fase de enorme popularidade e ótima forma criativa, os músicos disparam sua artilharia de hits, que inclui torpedos como Black Dog, Heartbreaker, Whole Lotta Love e Rock and Roll.

Munido de sua guitarra Gibson SG de dois braços, Page esmerilha em Stairway to Heaven. Anos mais tarde, essa canção se tornou um fardo para vendedores de lojas de instrumentos, que se cansaram de ouvir iniciantes tentarem reproduzir a clássica introdução da música.

Em Moby Dick, Bonham esmurra os tons e os pratos da bateria com as mãos.

CLIPES E BASTIDORES

As imagens do concerto são intercaladas por cenas de videoclipes que dão vazão às fantasias de cada músico. O clipe da balada The Rain Song, por exemplo, mostra o vocalista como um cavaleiro medieval que invade um castelo para libertar sua donzela.

Nos bastidores da apresentação, o clima é menos romântico. Em uma das cenas, o truculento empresário do Zeppelin, Peter Grant, dá uma bronca em um produtor por ter permitido a venda de fotos da banda sem autorização.

EXTRAS

O segundo DVD é composto por canções que ficaram fora do longa-metragem como Over the Hills and Far Away e Misty Mountain Hop.

Também há uma entrevista com Plant e Grant feita na época do lançamento do filme, e uma reportagem sobre um show na cidade norte-americana de Tampa, no Estado da Flórida.

Como se não bastasse, o espectador poderá se deleitar com um programa de rádio produzido em 1976 pelo diretor Cameron Crowe. À época, Crowe era um adolescente fascinado por música que conseguiu a façanha de entrevistar a banda como repórter da revista Rolling Stone.

A aventura da reportagem com o Zeppelin inspirou o filme Quase Famosos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;