Economia Titulo
Ministro: carne pode aumentar se exportações crescerem
Por Do Diário OnLine
Com Agências
09/01/2004 | 16:50
Compartilhar notícia


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, declarou nesta sexta-feira que o preço da carne bovina pode subir para o consumidor brasileiro caso aumentem as exportações do produto. Isso pode ocorrer em razão das vendas para os mercados internacionais que compravam dos Estados Unidos, ameaçado pela suspeita de contaminação do rebanho pelo mal da vaca louca.

"Se aumentarmos o volume de exportação, o preço de venda ao consumidor pode vir a aumentar. Porém, não haverá problemas na demanda", disse.

Além da possibilidade de o Brasil aumentar as exportações de carne bovina, Rodrigues acredita que as exportações de outros produtos também podem ser incrementadas. Ele afirmou que vegetais naturais podem fazer sucesso na Europa, bem como a soja e o milho. Estimou um crescimento de seis milhões de toneladas na produção da soja, que devem ser destinadas, quase que totalmente, ao mercado externo.

Rodrigues anunciou que será enviada uma delegação brasileira a países asiáticos a partir do próximo dia 25. A intenção é exportar carne brasileira para o Japão, Taiwan, Coréia e Tailândia, que estão evitando comprar o produto norte-americano.

O ministro lembrou também das carnes de frango e suína, que podem substituir a carne bovina na alimentação dos consumidores e disse que estará na Rússia, junto com o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, nos próximos dias 21 e 22. O objetivo da viagem é negociar cotas de importações de carne suína e de aves daquele país.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;