Internacional Titulo
Premiê malaio faz discurso anti-semita em conferência islâmica
Por Da AFP
16/10/2003 | 11:27
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, fez um discurso anti-semita nesta quinta-feira, durante a reunião de cúpula da Organização da Conferência Islâmica (OCI), realizada em seu país. No discurso de abertura, Mohamad convocou seus correligionários a combater as ações israelenses que provocam mortes de palestinos.

"Na realidade, 1,3 bilhão de pessoas não podem ser simplesmente exterminadas", declarou o líder malaio. "Os europeus mataram seis milhões de judeus de um total de doze. Mas hoje, os judeus dirigem o mundo por procuração. Conseguem que os outros lutem e matem por eles".

Conhecido na Malásia como “Doutor M”, o dirigente malaio convocou seus interlocutores a se unir contra o que chamou de humilhação. "O contra-ataque só deve começar quando tivermos colocado ordem na casa. Necessitamos de uma trégua (nas divisões internas da OCI) para atuar juntos e solucionar certos problemas de interesse comum, como por exemplo a Palestina".

O primeiro-ministro, que deixará o poder no fim do mês, fez um pedido para o fim dos atentados suicidas e para que prossiga o diálogo custe o que custar. "Sacrificamos vidas inutilmente e não conseguimos nada mais do que provocar mais vingança em massa e humilhação", avaliou.

"O Alcorão nos diz que quando o inimigo implora a paz, devemos reagir positivamente. Na verdade, o que o tratado propõe não nos é favorável. Mas podemos negociar", acrescentou, sem identificar que tratado era esse. "Há cerca de cinqüenta anos estamos lutando pela Palestina. E o que conseguimos? Nada. Necessitamos de uma retirada estratégica e fazer uma avaliação com calma da situação", defendeu.

Mais de 30 chefes de Estado, entre as 57 nações representadas, participam desta reunião muçulmana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;