O grupo italiano Luxottica adquiriu, por um valor total equivalente a US$ 2,1 bilhões, a norte-americana Oakley, uma das líderes mundiais no segmento de óculos de sol.
Segundo a agência Ansa, o acordo definitivo firmado pelas duas empresas prevê que a Luxottica compre todos os títulos Oakley em circulação ao preço de US$ 29,30 em dinheiro por ação e todas as opções pelo mesmo preço, deduzindo o preço em exercício, por um valor total de US$ 2,1 bilhões.
A nota explica que a administração da Oakley apóia totalmente a operação e recomendará aos próprios acionistas a aprovação da oferta. A finalização da operação deve ocorrer no segundo semestre de 2007.
O presidente da Luxottica, Leonrado Del Vecchio, afirma na nota que a operação firmada com a Oakley "representa um passo fundamental na história do grupo", especialmente diante das mudanças no mercado de óculos.
O grupo italiano, baseado em Belluno, no norte da Itália, se torna deste modo o líder mundial no segmento de óculos de sol de luxo, com mais de 5,8 mil lojas no mundo inteiro. Entre as marcas próprias estão Ray-Ban, a marca de óculos de sol mais conhecida no mundo, Vogue, Persol, Arnette e Revo, enquanto as marcas licenciadas incluem Bulgari, Chanel, Dolce e Gabbana, Donna Karan, Polo Ralph Lauren, Prada e Versace.