Hoje tem reunião do Grupo Literatura e Memória do Futebol e um tema sempre presente é o da camisa dos clubes, do Brasil e do mundo
Sr. Antonio Fernandes, presidente do Serrano, que leva no distintivo o nome União Lira Serrano: em dois ou três meses o seu campo será reinaugurado e atrairá boleiros de todas as partes. Se o senhor armar uma barraquinha para vender camisas do Serrano, muita gente vai querer comprar. Será um sucesso, em especial se for camisa retrô, 110 anos de história (1903-2023).
Na reunião de abril do Memofut, um dos temas foi “Vida e aventura de um colecionador de camisas”, com José Roberto Fornazza e Luiz Romano, apresentando a coleção de camisas de futebol do colecionador Augusto de Souza Gonzales. Se da coleção fizesse parte uma camisa do Serrano, seria um estouro.
Fica a sugestão: vamos popularizar a camisa do Serrano.
Memofut 152
Neste sábado, 6 de maio, o Memofut reúne-se pela 152ª vez. Será no Auditório Armando Nogueira do Museu do Museu, no Estádio do Pacaembu. Em pauta:
1 – Os jogos esquecidos de Pelé – parte 2, com Aristides Almeida Rocha e Alexandre Andolpho.
2 – Bate-papo com o ex-jogador Luiz Carlos Galter. Com passagens por Corinthians, Flamengo, Operário-MS e Coritiba.
3 - Bate-papo com o jornalista Odir Cunha, que estará lançando o livro “Zito: o líder essencial” (São Paulo: Verbo Livre, 2023).
Crédito da foto 1 – Jose Roberto Diniz, do ABC
A RAINHA. É a camisa, tema do Memofut em 1º de abril de 2023. Luiz Romano (envergando a camisa azul do Juventus), Augusto de Souza Gonzales (apresentando a camisa do ABC de Natal), José Roberto Fornazza (vestindo camisa retrô do Paulista de Jundiaí) e Alexandre Andolpho (exibindo a camisa do BAC, Bauru AC, onde jogou o menino Pelé)
NAS ONDAS DO RÁDIO
Kosmos, Cruzeiro do Sul,
São Paulo, América,
Piratininga e Band
Texto: Milton Parron
Prosseguindo com a série evocativa da trajetória do rádio paulista neste ano em que se comemora o centenário de inauguração da primeira estação brasileira, entre outros veículos focalizaremos as rádios Kosmos, Cruzeiro do Sul, São Paulo, América, Piratininga e a Bandeirantes cujo aniversário de 86 anos transcorre neste sábado, 6 de maio.
Trechos de vários programas antigos da RB serão recordados, entre eles o de Moraes Sarmento que liderou a programação noturna da emissora durante anos, sem falar no “Almoço à Brasileira”, também sob seu comando.
Ariowaldo Pires, que no rádio se apresentava como Capitão Furtado, que começou na Cruzeiro do Sul em 1929, conta como era a “Cascatinha do Genaro”, programa tão ouvido que chegava a ser confundido com o nome da própria emissora.
No começo da noite de 6 de maio de 1937, algumas horas antes da inauguração da Rádio Bandeirantes, ocorreu a primeira transmissão pelo rádio relatando uma tragédia que teve repercussão mundial. Aconteceu em Nova Jersey, nos EUA, quando o dirigível Hindenburg explodiu no momento da ancoragem após viagem iniciada na Alemanha e aquele momento dramático será apresentado neste Memória.
EM PAUTA. Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Centenário do Rádio - V. Produção e apresentação: Milton Parron. Na virada de sábado para domingo; às 7h do domingo com reprise na sexta-feira, às 22h. Também disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple PodCast.
Arquivo de Memórias Musicais
A história de dois cantores Wilson, o Simonal e o Miranda – o segundo morou no Parque Anchieta, em São Bernardo.
Apresentação: José Clóvis; produção: Solange Vieira Nolasco. Neste domingo, às 15h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9.
NOTA – Clovis e Solange participam hoje, às 20h, no Teatro Municipal de Mauá, do show dos Violeiros de Mauá. Participe você também. É de graça. Se possível, leve um quilo de alimento não perecível, a ser destinado a quem tem fome.
Canta Itália
Um pedacinho da velha bota nos ares do Grande ABC.
Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Quarta-feira, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9; e Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 6 de maio de 1993 – ano 36, edição 8378
RIBEIRÃO PIRES – Prefeito Valdírio Prisco vai propor a venda de 24 áreas públicas para pagar dívidas da Prefeitura.
EDITORIAL – Privatizar áreas públicas pode ser uma boa ideia em Ribeirão Pires, desde que haja regras claras.
EM 6 DE MAIO DE...
1893 - Concedidos três meses de licença, sem vencimentos, ao médico do Núcleo Colonial de São Bernardo.
1953 - São Bernardo cria a primeira escola profissionalizante com o nome de Escola de Corte e Costura Professor Lázaro Gonçalves Teixeira.
A ideia da escola foi do morador do Bairro Baeta Neves, Mitsuo Kagawa. Na ocasião, ele - que chegou ao Brasil com 3 anos de idade, em 1933 - contribuiu doando à escola uma máquina de costura.
HOJE
Dia Nacional da Matemática e dos Matemáticos, data escolhida em homenagem ao matemático Malba Tahan, que nasceu nesse dia, em 1895.
Dia do Cartógrafo
Santa Rosa Gattorno
6 de maio
(Itália, 14-10-1831 – 6-5-1900). Fundadora do Instituto das Filhas de Sant''Ana
Fontes: Vaticano News e Arquidiocese de São Paulo
Arte: Paulo César Nunes
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.