Setecidades Titulo Memória
1º de maio. Dia do Trabalho... ...e do Trabalhador. Presente que vem da Itália... ...e que passa por Ribeirão Pires.

Escreveu José Fortes (o Fanta) em 28 de maio de 1999: “É com muito prazer presentear Memória com este livro. Espero que seja do seu agrado”.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/05/2023 | 07:45
Compartilhar notícia


Prezado Fantinha. Este livro maravilhoso, “In The Days of Giuliano”, foi presenteado por você há 24 anos. Um livro de fotografias, “immagini dela Sicilia del dopoguerra”, de Nicola Scafidi, 1989. Uma das joias da biblioteca desta página “Memória”.

A primeira imagem é a do próprio autor, o fotógrafo Nicola Scafidi. Impossível não comparar o trabalho de Nicola com o do nosso Beltran Asêncio, o fotógrafo de São Bernardo. Os dois se destacaram no registro do cotidiano, na Itália e em São Bernardo.

No livro, Nicola Scafidi, em dois grandes blocos – “La Permanenza” e “La Transformazione” - documenta o Sul da Itália, Palermo sempre presente, nos difíceis anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial.

E os subtítulos: ambiente, moradia, “donne” (mulheres), ‘uomini” (homens), “nozze” (casamento), “bambini” (crianças), “lavoro” (trabalhar), teatro, “la festa”, “la morte”.

No bloco “La Transformazione”, a foto de hoje: Nicola Scafidi focaliza a manifestação de 1º de maio de 1948 em Salerno, com a presença de Girolamo Li Causi (1896-1977), líder revolucionário do Partido Comunista Italiano.

A Itália se reorganizava. E esta imagem de um 1º de maio perdido no tempo serve também de lembrete à Memória para que possamos viajar mais pelo passado contemporâneo de uma Itália de tantos filhos aqui no Grande ABC.

MEMÓRIA – Nicola Scafidi (1925-2004) e sua obra estão no YouTube. Há um vídeo de 11 minutos, gravado em 1996, em que o fotógrafo narra sua história de vida profissional. Imagens comoventes, feitas em seu estúdio, com fotos significativas do seu imenso acervo.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Reproduções

Crédito da foto 3 – Projeto Memória

A IMAGEM E O AUTOR. Concentração do 1º de maio de 1948 em Salerno e o fotógrafo Nicola Scafidi: imagens de um livro ofertado à Memória pelo ribeirão-pirense José Fortes

A homenagem ao Sr. Armando Setti

No dia 25 do mês passado (outubro de 1930) realizou-se na Villa de São Bernardo uma manifestação ao Sr. Armando Setti, prefeito recentemente nomeado.

Uma “marcha aux flambeau” percorreu a Rua Marechal Deodoro, vendo-se lanternas e estandartes com dizeres como: “Viva o Prefeito”.

Na sede do EC São Bernardo realizou-se um comício, com vivas ao Sr. Getúlio Vargas.

São Bernardo, 25-11-1930.

NOTA DA MEMÓRIA – Caíra a República Velha. Getúlio chegava ao poder, com reflexos em todas as paragens, incluindo-se o futuro Grande ABC. 

Saladino Cardoso Franco já não era mais o prefeito de São Bernardo. Deposto, teve como sucessor justamente o homenageado no artigo de Raul Christol, o primeiro que abre o seu livro de recortes.

EM 1º DE MAIO DE...

1883 – São Paulo Railway inaugura a Estação Ferroviária do Núcleo Colonial de São Caetano.

1923 - Primeiro de Maio FC inaugura seu estádio na Rua Brás Cubas, perto da igreja do Carmo, em Santo André.

1953 – Federação Mariana Feminina realiza concentração em Santo André, comemorativa ao IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo.

Filhas de Maria partem em trem especial da Estação da Luz, assistem missa e participam de assembleia solene.

IAPI inaugura novo conjunto residencial em Santo André, formado por 704 casas.

Primeiro centenário da emancipação política do Estado do Paraná. O Sesi promove vários jogos esportivos. Em futebol, o Estado de São Paulo é representado pelo Cerâmica de São Caetano; e em bocha, pelo CA Pirelli.

Inaugurado o Cine-Teatro Santo Antonio, na Vila Alpina, em Santo André, com a peça "O conde de São Germano", representada pelo grêmio da paróquia.

Concentração operária no antigo hipódromo da Mooca, em São Paulo, termina de forma trágica, com a morte de Alberto Faccini num salto de paraquedas.

HOJE

Dia Internacional do Trabalhador e do Trabalho. Ou: Festa Nacionale del Lavoro, como dizem os italianos.

Dia da Literatura Brasileira

São José Operário

1º de maio

O pai adotivo de Jesus, já lembrado em 19 de março, ganhou mais um dia em sua homenagem em 1955, ao ser proclamado Patrono dos Trabalhadores.

Fonte e ilustração: Danielle Quinelato/Arquidiocese de Juiz de Fora (MG)

Arte: Paulo César Nunes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;