Economia Titulo
Canadá diz ter provas de negligência do Brasil
Do Diário OnLine
09/02/2001 | 13:04
Compartilhar notícia


A Embaixada do Canadá apresentou nesta quinta-feira uma carta com data de junho do ano passado comunicando que as importações de carne seriam suspensas caso o governo brasileiro não fornecesse informações sobre a doença da vaca louca no gado nacional. Segundo o governo daquele país, a carta pode ser uma prova de que o veto à carne bovina brasileira aconteceu em razão da falta de atenção de autoridades da área sanitária brasileira, que não responderam à solicitação em tempo.

O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, porém, afirma que o governo brasileiro foi eficiente em todas as questões burocráticas, informando ao Canadá que o país está livre da doença, e negou o recebimento deste documento, em específico.

A carta, apresentada pelo encarregado de negócios canadense no Brasil, José Herran-Lima, afirma em um trecho: "vale ressaltar que o preenchimento das informações é de muita importância para que seja evitada uma interrupção nas exportações de carne do Brasil para o Canadá". Segundo Herran-Lima, a embaixada encaminhou a carta por meio de fax e, em seguida, pelo correio. Ele não apresentou, porém, comprovante de envio da correspondência.

O secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos de Oliveira, afirma que não registro do recebimento da correspondência nos protocolos do ministério. Segundo o ministro Pratini de Moraes, a retaliação do Canadá tem outros objetivos e não pode ser justificada pelo extravio de uma carta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;