Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Veneza abre nesta terça sua mostra de cinema homossexual


Das Agências

04/09/2006 | 16:32


Em meio a seu Festival Internacional, Veneza sediará a partir de terça-feira sua "Jornada de Cinema Homossexual". Segundo a agência Ansa, a mostra será aberta no cinema Astra do Lido, com a pré-estréia italiana do filme da BBC ‘The Line of Beauty’, do britânico Saul Dibb.

O evento durará três dias e prevê a projeção de 15 obras. Segundo Franco Grillini, presidente honorário da Arcigay, uma associação italiana pró-gay, e Daniel Casagrande, também organizador do evento, nesta edição a mostra "teve um grande impacto político e midiático, por um lado devido a sua importância cultural e à importância dos filmes que serão projetados, e, por outro, às polêmicas geradas pela direita política veneziana".

Houve polêmicas especialmente sobre a proposta de instituir um júri para entregar um prêmio ao melhor filme com a temática GLBT (gay, lésbica, bissexual e transgênero) presente na mostra de cinema a partir da próxima edição.

"A discussão sobre esta proposta concentrou-se no suposto perigo da criação de um 'gueto' temático", explicou Grillini. "Perigo que não existe, porque se trata de dar um voto crítico a um dos tantos filmes presentes na mostra".

"Ao contrário, o valor desta iniciativa está em chamar a atenção para as temáticas homossexuais, para a sua relevância política e cultural na nossa sociedade e também para a influência na estética cinematográfica", concluiu.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;