Tecnologia Titulo
Prêmio Melhor Plano 2023: descubra os maiores provedores de internet do Brasil
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
01/02/2023 | 10:55
Compartilhar notícia


Os resultados do Prêmio Melhor Plano 2023 foram divulgados nesta segunda-feira (30) pelos sites MelhorPlano.net e Minha Conexão, revelando quais são os maiores provedores de internet do Brasil. Na quinta edição da premiação, a Claro foi a campeã absoluta com as melhores performances de internet em quatro das cinco categorias: as já conhecidas Melhor Velocidade e Melhor Provedor, além das inéditas Melhor Internet Móvel e Melhor Internet Gamer. Quem venceu a categoria de Melhor Satisfação foi a Vivo.

A quinta edição do estudo premiou 1.128 provedores de internet em 2.573 municípios ao redor do Brasil. A operadora regional que mais se destacou este ano foi a Brisanet, que venceu em seis estados na categoria de Melhor Velocidade e cinco, em Melhor Satisfação. Além de campeã nacional, a Claro também venceu em 23 estados na categoria de Melhor Internet Móvel; seis, no quesito Melhor Internet Gamer; e dez, como Melhor Provedor.

“Neste ano, aumentamos as categorias do Prêmio por meio de dados obtidos ao longo de 2022, diretamente dos usuários. Eles testam a velocidade da internet, e com esses dados podemos verificar as médias de velocidade de download, upload e ping. Além dessas informações, tivemos acesso, por meio dos testes dos usuários, à média de velocidades de internet móvel, que no ano passado foram impactadas com a vinda da tecnologia do 5G no Brasil. Dessa forma, o Prêmio Melhor Plano consegue consolidar a visão do usuário sobre seu provedor de forma assertiva e pode avaliar qual é o melhor que se encaixa no seu dia a dia”, revela Felipe Byrro, co-fundador do MelhorPlano.net.

Somado às novas categorias, o Prêmio Melhor Plano 2023 realizou mudanças na metodologia que define o vencedor do quesito Melhor Satisfação. A categoria, que já fazia parte da premiação e tinha como base as avaliações recebidas pelos provedores na plataforma do Minha Conexão, recebeu uma segunda etapa, de votação popular, para que os consumidores pudessem avaliar ativamente suas operadoras durante dois meses, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, e complementar as notas de satisfação de seus provedores.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Veja a lista completa com os premiados de cada categoria por estado:

Estado Velocidade Satisfação Provedor Móvel Gamer
Acre SEM FRONTEIRAS SEM FRONTEIRAS SEM FRONTEIRAS CLARO SEM FRONTEIRAS
Alagoas BRISANET BRISANET BRISANET CLARO BRISANET
Amapá VOCÊ TELECOM CLARO CLARO CLARO VOCÊ TELECOM
Amazonas TIM FIBER CONNECT FIBER CONNECT CLARO INTERLINK
Bahia TIM VIVO CLARO CLARO CLARO
Ceará BRISANET BRISANET OI CLARO BRISANET
Distrito Federal CLARO AGE TELECOM OI CLARO CLARO
Espírito Santo OI VIVO CLARO CLARO SUMICITY
Goiás LINQ TELECOM N/A N/A CLARO LINQ TELECOM
Maranhão JÚPITER INTERNET JÚPITER INTERNET JÚPITER INTERNET CLARO JÚPITER INTERNET
Mato Grosso TITÂNIA TELECOM GB ONLINE GB ONLINE CLARO GB ONLINE
Mato Grosso do Sul DIGITAL NET VIVO OI VIVO DIGITAL NET
Minas Gerais VERO INTERNET CLARO CLARO CLARO CLARO
Pará VOCÊ TELECOM SEA TELECOM SEA TELECOM CLARO SEA TELECOM
Paraíba BRISANET BRISANET BRISANET CLARO BRISANET
Paraná OI OI OI CLARO CLARO
Pernambuco BRISANET CLARO CLARO CLARO CLARO
Piauí VIRTEX TELECOM VIRTEX TELECOM VIRTEX TELECOM VIVO VIRTEX TELECOM
Rio de Janeiro CLARO OI CLARO TIM SUMICITY
Rio Grande do Norte BRISANET BRISANET BRISANET CLARO BRISANET
Rio Grande do Sul VERO INTERNET MHNET TELECOM OI CLARO MHNET TELECOM
Rondônia BRASIL DIGITAL OI OI CLARO BRASIL DIGITAL
Roraima AMAZÔNIA TELECOM ALLFIBER TELECOM ALLFIBER TELECOM CLARO AMAZÔNIA TELECOM
Santa Catarina CLARO UNIFIQUE UNIFIQUE CLARO MHNET TELECOM
São Paulo CLARO VIVO CLARO TIM CLARO
Sergipe BRISANET BRISANET CLARO CLARO CLARO
Tocantins CLARO CLARO CLARO CLARO TURBOCOM

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Metodologia do Prêmio Melhor Plano 2023

O Prêmio Melhor Plano 2023, bem como anteriormente, tomou como base para a nova edição do estudo os testes de velocidade de internet realizados entre janeiro e novembro de 2022 no site Minha Conexão. No total, foram analisados 24.852.706 de testes, levando em conta as velocidades de download, upload e latência, e 1.175.587 avaliações de satisfação dos usuários com seus provedores ao longo do ano e por meio de votação popular.

Somente provedores com o mínimo de mil testes de velocidade realizados no período e ao menos 3% da amostra dos testes da região avaliada puderam participar do Prêmio. Tais critérios foram estabelecidos para gerar significância estatística para a pesquisa. Operadoras sem testes mapeados no Minha Conexão nos últimos três meses do período de análise foram classificadas como inativas e desconsideradas do estudo.

Para participar da premiação municipal, cada cidade precisou de, pelo menos, 3 mil testes de velocidade feitos ao longo de 2022. Portanto, apenas 2.573 dos 5.568 municípios que compõem o Brasil fizeram parte da pesquisa, a fim de entregar aos consumidores dados precisos. Foram utilizados, ainda, algoritmos para detectar comportamentos artificiais e eliminar possíveis tentativas de fraudes por parte de robôs. Por fim, foi realizada uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;