Editorial Titulo Editorial
Moradia digna para todos
Do Diário do Grande ABC
21/01/2023 | 00:14
Compartilhar notícia


Mais de meio bilhão de reais foram repassados ao Grande ABC no fim do ano passado, pelas estatais Agência Casa Paulista e CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), para a construção de moradias populares. O dinheiro será suficiente para a edificação de 3.306 casas nos municípios de Santo André e São Bernardo. Trata-se de passo importante para reduzir o enorme passivo residencial nas sete cidades, que possuem 270 mil imóveis distribuídos por 1.671 áreas de risco mapeadas oficialmente. Há, conforme se nota, muito a ser feito. O assunto é tão socialmente sensível que justifica a criação de força-tarefa dedicada à prospecção e captação externa de recursos.

A moradia precária é uma das chagas do Grande ABC. A precarização habitacional da região tem raízes profundas. O fenômeno remonta à década de 1970, quando o processo de industrialização atraiu levas de migrantes para ocupar postos de trabalho nas montadoras de veículos sem, em contrapartida, oferecer condições para acomodar tanta gente em localidades com infraestrutura urbana. O resultado é o que se vê atualmente – e que ganha contornos ainda mais dramáticos em época dos temporais de verão. A retomada dos investimentos estaduais na área traz alento para os sete prefeitos. Afinal, não há orçamento municipal que, sem ajuda de fora, consiga atender a tamanha demanda.

Além do repasse de verbas estaduais para a área da habitação, cujo dinheiro já está chegando, conforme se pode ler em reportagem publicada nesta edição do Diário, tem-se a perspectiva de retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal – uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para garantir parte deste dinheiro, será de extrema importância a atuação da bancada de deputados federais eleitos pelo Grande ABC em outubro passado. A região terá, a partir de fevereiro, quatro parlamentares para defender seus interesses em Brasília. Assegurar residência digna aos habitantes das sete cidades deve ser uma de suas prioridades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;