Internacional Titulo
Acusado de espionar para Coréia se declara culpado nos EUA
Da AFP
24/10/2003 | 08:38
Compartilhar notícia


Um comerciante sul-coreano, acusado pelo governo americano de espionar para a Coréia do Norte, fechou um acordo com a Justiça e se declarou culpado em Los Angeles (Estados Unidos). Em troca, Yai Joun-woong, 59 anos, receberá uma pena menor, de um a dois anos, quando for sentenciado, em 6 de janeiro próximo.

Yai, detido em fevereiro passado após uma investigação do FBI que durou mais de sete anos, teve a acusação de espionagem transformada em "falta de registro como agente estrangeiro". O acordo foi possível porque as autoridades concluíram que Yai não era uma ameaça importante para a segurança dos Estados Unidos.

O advogado de Yai alegou que seu cliente se limitava a cortar certos artigos da imprensa para enviá-los a Pyongyang, só repassando informação de domínio público.

Em uma audiência realizada nesta sexta-feira, Yai também admitiu três acusações ligadas à entrada de US$ 18 mil nos Estados Unidos sem a devida declaração. Susan, esposa de Yai, foi condenada a um ano de liberdade vigiada por entrar com dinheiro não declarado nos EUA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;