Consumidores de todo o país poderão entender melhor as tarifas de energia elétrica e até reduzir o valor da conta com a cartilha lançada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 30 páginas, Por dentro da Conta de Luz traz explicações sobre encargos, tributos, diferenças e semelhanças entre reajuste e revisão tarifária.
Em entrevista à Rádio Nacional, o diretor geral da Aneel, Jerson Kelman, disse ser fundamental para o consumidor entender porque as tarifas sobem, como funciona o atendimento e com quem reclamar no caso de abusos. “Se o consumidor souber o que está pagando, ele saberá para quem reclamar quando a conta de luz subir. Essa culpa nem sempre é apenas da distribuidora. Às vezes pode ser da Assembléia Legislativa ou do próprio Congresso Nacional.”
A cartilha inclui textos acompanhados de tabelas e quadros que facilitam o entendimento do consumidor. As informações sobre direitos, deveres e sobre a atuação dos conselhos de consumidores existentes nas distribuidoras vão auxiliar na diminuição de despesas.
Nas páginas, o leitor encontra recomendações sobre o que devem fazer para reduzir a conta de energia. Porém, é importante considerar que, quanto melhor a qualidade da energia, maior será o custo, explicou Kelman.
A primeira cartilha foi lançada para o estado do Mato Grosso do Sul, cuja concessionária - Enersul - atende a 667 mil unidades consumidoras em 72 municípios. No dia 8 de abril, houve mobilização de setores da sociedade que se posicionavam contra o índice médio de reajuste, que foi de 16,15%. Mesmo com várias audiências públicas para prestar esclarecimentos aos consumidores, a Aneel decidiu elaborar a cartilha. O informe está disponível no site: www.aneel.gov.br
As outras regiões do país vão recebê-las de acordo com as áreas de concessão. Mesmo moradores de outras regiões podem conferir a primeira cartilha, pois, embora alguns números sejam diferentes, a lógica de construção é a mesma.
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