Cultura & Lazer Titulo
O que é bom merece bis
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
27/11/2004 | 13:16
Compartilhar notícia


Oficialmente, o concerto deste sábado encerra a Temporada 2004 da Orquestra Sinfônica de Santo André na cidade. Embora tenha na agenda algumas apresentações extras até o fim do ano, o grupo regido por Flavio Florence faz sua despedida repetindo uma parceria de sucesso com o Coral Sinfônico Coreano, o mesmo que participou da récita final de 2003, quando 2,5 mil pessoas foram ao Paço para conferir a “Nona” de Beethoven. O mesmo programa foi mostrado no Theatro Municipal de São Paulo.

A dobradinha acontece nos mesmo moldes daquela parceria. Além do concerto desta sábado, que começa às 20h, haverá outro na terça-feira (dia 30), às 21h, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Em relação a 2003, mudam o programa e a escalação de solistas, agora com a soprano Sylvia Klein, o tenor Marcos Liesenberg e o barítono Daniel Lee, o único que cantou com a sinfônica andreense no ano passado. O coral conta com 50 vozes. É novidade, também, a participação do violinista Davi Graton, spalla da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Experimental de Repertório.

“Graton faz um repertório pirotécnico para violino. É altamente virtuosístico. Poucos teriam a ousadia de executá-lo, e ele o tem feito muitíssimo bem”, afirma Florence.

Para o maestro, embora não haja o mesmo apelo da “Nona” de Beethoven para este concerto, o público poderá se deleitar com a qualidade e a diversidade do programa, que reúne Gounod, Sarasate, Saint-Saëns e Strauss. Em destaque, o poema sinfônico de Strauss, Till Eulenspiegel, “curtinho, mas bem-humorado e virtuosístico”.

São Bernardo – A Orquestra Filarmônica de São Bernardo também se apresenta neste sábado, às 20h30, no Teatro Elis Regina (r. João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479) e domingo, às 19h, no Teatro Lauro Gomes (r. Helena Jacquey, 171. Tel.: 4368-3483). Ambos têm entrada franca.

As récitas integram a série de “concertos de repertório”, em que o grupo de Paulo Rydlewski executa as peças de mais exigência técnica. O programa é o mesmo para as duas noites: Sinfonia nº 35 em Ré Maior (Haffner), de Mozart (1756-1791), e Marcha Eslava e 1812, Abertura Solene, ambas de Tchaikovski (1840-1893).

Quem chegar 30 minutos antes dos concertos terá a oportunidade de ouvir do maestro explicações dos programas, além de tirar dúvidas sobre a orquestra e a música sinfônica. As crianças com idade superior a 3 anos podem se divertir no Cantinho da Música, onde a recreação é conduzida por monitores. Nos respectivos teatros ainda haverá a exposição de telas de Henrique Hammler, produzidas durante os concertos realizados este ano.

Orquestra Sinfônica de Santo André – Concerto com participação do Coral Sinfônico Coreano e solistas. Neste sábado, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André – Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;