São publicações do final de ano que chegam à Memória, incluindo-se uma volta ao ensino dos anos 50 e 60 e outra que trata do teatro em Santo André e região, sob a batuta de Dilson de Oliveira Nunes
ESCOLA EM MEMÓRIA
José Soldá e o encontro do querido professor com seus alunos, após seis décadas. Na capa deste número de “O Ginasiano”, ele e a aluna Madalena, no oitavo encontro de ginasianos veteranos. Boletim on-line é dedicado à família da Escola Amaral Wagner, de Santo André.
Crédito das fotos 1 e 2 - Divulgação
TEATRO EM MEMÓRIA
“Teco em Cena” de dezembro traz na capa o andreense Carlos Moreira, ator, professor, diretor e produtor teatral. Ele se destaca no teatro infantil. Estava na plateia quando da inauguração do Teatro Municipal de Santo André, há meio século. Ali descobriu sua vocação.
Crédito das fotos 3 e 4 - Divulgação
POESIA
Lançada em Santos, “Coletânea Picaré” reúne 40 anos de poesia & arte. Foi organizada pelo jornalista Raul Christiano (Realejo Livros). O prefácio deste livro de 326 páginas é lindo. Focaliza a imprensa alternativa santista, a poesia estudantil, o protesto frente ao regime militar, empregando um termo regional – “Picaré” – utilizado pelos pescadores, os ‘caiçaras’ que até inspiraram um dos mais bonitos filmes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.
O que se segue são prosa, poesia, fotos, caricaturas pensadas e idealizadas por vários autores, incluindo-se o nosso Seri, ilustrador do Departamento de Artes do Diário e o seu lado revolucionário.
“Coletânea Picaré” é uma lição a ser seguida, inclusive por nós, aqui no Grande ABC, para que criações de época, vanguardistas, não sejam esquecidas no limo do tempo.
A região teve muitos boletins do gênero que poderiam ser relembrados, sistematizados, como o faz o colega Raul Christiano em Santos.
Como diz Inês Bari, “A palavra não está morta... Nossa boca é que tem estado muda” (do livro “Sol da Noite”, 1982).
Crédito da foto 5 – Capa: Seri
POESIA TEMÁTICA
É seu número 59, com capa da andreense Neli Vieira (sempre genial). Usando o tema “Rios”, marca da edição, Neli ilustra um lindo encontro. Tentem decifrar antes que a gente explique na legenda.
Enquanto isso, algumas tiradas da edição.
Rio é coisa de colocar no quintal com jeito para não entornar (Fernando Fiorese Furtado).
Os esgotos correm para os rios. Os rios morrem para o mar (Fred Maia).
E o rio envergonha de seu sujo passa por aqui todo humilhado (Irineu Volpato, e ele é do Grande ABC).
Próximo tema, informam Claudia Brino & Vieira, os editores da revista “Cabeça Ativa”: ovo.
Crédito da foto 6 – Capa: Neli Vieira
CRIAÇÃO. Na capa de Cabeça Ativa, o encontro dos rios Negro e Solimões
NAS ONDAS DO RÁDIO
Grande ABC e Você
Rua Coronel Oliveira Lima, Santo André: marco no comércio do Grande ABC, mais de 120 anos de história e frequência diária de 50 mil pessoas
Conheça o comerciante mais antigo da rua.
E a todos, um feliz Natal...
Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, 7h.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 23 de dezembro de 1992 – ano 34, edição 8264
MANCHETE – Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal de Diadema acusa José Augusto de negligência.
Relatório responsabilizava prefeito por funcionários fantasmas.
SÃO BERNARDO – Moradores de bairros “do lado de lá” reclamam de abandono.
Eram os bairros à direita da Via Anchieta, sentido São Paulo/Santos: Assunção, Batistini, Demarchi, Cooperativa...
HOJE
Dia Nacional do Vizinho
SANTOS DO DIA
Euniciano e nove companheiros mártires da Ilha de Creta, na Grécia.
João Câncio (Polônia, Kety 1390 – Cracóvia 1473). Sacerdote. Professor da Universidade de Cracóvia. Preceptor dos princípios da Casa Real polonesa.
Migdénio e Mardónio
EM 23 DE DEZEMBRO DE...
Sentença da Inquisição condena o padre Antônio Vieira à reclusão e ao silêncio.
1822 – Antonio de Sant´Anna Galvão, o Frei Galvão, natural de Guaratinguetá, falece no mosteiro de Nossa Senhora da Luz, em São Paulo.
1942 - Fundado o Instituto de Ensino de São Caetano, com o curso Comercial Básico e de Contabilidade.
1972 – Prefeito Aldino Pinotti inaugura a nova rede de iluminação pública da Vila Vivaldi, em São Bernardo.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Lagoinha.
Pelo Brasil: Cambará do Sul (RS), Canelinha (SC), Ipanguaçu, Jardim de Piranhas, Pedro Avelino, São João do Sabugi, São José do Campestre e São Rafael (RN), Palmeiras (BA), Pedro Canário (ES), Sairé e Salgueiro (PE) e Santa Cruz de Salinas (MG).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.