Memória Titulo
Vieram de longe, os padres do Grande ABC

Neste trabalho de construção da memória das nossas paróquias...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Neste trabalho de construção da memória das nossas paróquias, temos conversado com personagens de origens as mais diversas. São os nossos padres. Tentamos, mas é impossível falar com todos eles. Afinal, a Diocese do Grande ABC é formada por 98 paróquias, com quase 300 capelas, além das matrizes.


Hoje fazemos uma seleção, até como forma de motivarmos os demais sacerdotes a participarem desta jornada. No livro que se organiza o objetivo é sistematizar uma árvore genealógica das igrejas, com seus desmembramentos ao longo de dois séculos exatos: 1812 - 2012. Vai bem o trabalho. Só falta conferi-lo e repassa-lo com a irmã Wilma, historiadora da Diocese, nossa orientadora. 

O padre italiano Giuseppe Bortolato comanda a comissão encarregada do registro histórico do bicentenário da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. É o pároco neste ano 200. Com o seu aval e bondade, o livro dos 200 anos da Boa Viagem abrirá espaços generosos para todas as demais paróquias que dela derivaram. A foto foi tirada na última reunião da comissão, em dezembro.

Padre Cícero Soares da Silva nasceu em Boa Viagem (CE). Foi ordenado padre na Paróquia da Boa Viagem, em São Bernardo. Hoje dirige a Paróquia São Luiz Gonzaga, em Mauá. O fotografamos na capela do Santíssimo. Reparem os móveis. Foram construídos com madeira antiga recuperada da ferrovia e do sistema elétrico urbano. Madeira forte, para simbolizar a resistência da Igreja.

Padre Miguel Lemarchand é francês e pároco de Vila Luzita, da padroeira Nossa Senhora do Rosário. Paróquia formada por mais cinco capelas. Na foto ele aparece junto ao vitral com a padroeira da sua paróquia.

Padre Lourenço Roberge, canadense. Da Paróquia São Felipe Apóstolo, no Parque das Américas, em Mauá. No total, oito capelas. Feliz, ele mostra a maquete da nova matriz do bairro, que se encontra em fase de acabamento.

Padre Jadilson Jardim Pinheiro, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, do Jardim do Estádio, Santo André. Mineiro de Coronel Murta, no Norte do Estado. Ordenou-se em Belo Horizonte e está no Grande ABC há sete anos. Fotografado junto ao computador, de onde nos enviou fotos da igreja, que já foi capela, ora da Vila Luzita, ora da Vila Vitória.

Que os santos e santas do Grande ABC nos ajudem nesta caminhada de registro histórico. Até aqui, ajuda não faltou. Amém.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 17 de janeiro de 1982

Manchete - Grande ABC perderá 3 bilhões com a nova sistemática do ICM; São Bernardo, o mais prejudicado
COPA 1982 - Brasil estreia em 14 de junho contra a URSS, em Sevilha. Sorteio das chaves foi realizado ontem em Madri.
Habitação - Inocoop vai sortear, no ginásio Pedro Dell'Antonia, em Santo André, 884 unidades do conjunto em Rudge Ramos.
Volei masculino - Hoje o segundo jogo entre Pirelli e Atlântica, agora no Maracananzinho.
Polícia - Medo, expectativa e êxodo no Parque Aliança, em Ribeirão Pires, por causa da morte de assaltantes.

HOJE 
Dia dos Tribunais de Contas do Brasil e Dia de Martin Luther King (feriado nos Estados Unidos).
EM 17 DE JANEIRO DE...
1977 - EBTU divulga projeto de quatro linhas de trólebus na rota do Grande ABC.

Trabalhadores
NÚMERO DE ORDEM
53 - Manoel Julio de Almeida, de Chavantes (SP). Operario da Rhodia. Residia à Rua Oratório, 102.
54 - João Vilatorno, de Málaga, Espanha. Destilador da Rhodia. Residia à Rua do Centro, 551.
55 - Pedro Fortunato Bergano, de Salto (SP). Operário da Rhodia. Residia à Rua Paraguai.Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves

SANTOS DO DIA 
Antão, Leonila e Mariano. 
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;