Economia Titulo
Meirelles mantém previsão de crescimento de 4,7% em 2007
26/08/2007 | 07:11
Compartilhar notícia


Apesar da turbulência internacional, provocada pela crise do mercado de crédito imobiliário americano, o Brasil conseguirá crescer 4,7% este ano, segundo o BC (Banco Central) para 2007. A avaliação foi feita anteontem pelo presidente do BC, Henrique Meirelles.

Segundo ele, deverá ocorrer “uma certa desaceleração” na economia americana, mas não há motivos para rever para baixo a expectativa de crescimento do Brasil.

Meirelles disse que a economia brasileira atualmente é mais “resiliente”, que a expansão do País está sendo impulsionada pela demanda interna, que a inflação está na meta e a economia, estabilizada.

“O País tem condições, portanto, de manter uma trajetória de crescimento sustentado. É isso que faz a diferença para o Brasil”, declarou Meirelles, que participou anteontem de um seminário sobre inflação, na sede do Banco Central, no Rio.

Ele reconhece que existe no mercado e entre os economistas a discussão sobre a extensão da crise. “Até que ponto ela (a desaceleração) se tornará maior ou não está em discussão”, afirmou.

Embora considere prematuro dizer que a crise pode aumentar muito, ele reconhece que uma desaceleração no mundo atingiria a economia global.

“Uma desaceleração muito forte no mundo, caso ocorra, certamente prejudicará o crescimento de todos os países que são importantes para a economia internacional. Não há duvida de que uma recessão muito forte nos Estados Unidos e uma contração da economia mundial afetariam o Brasil. Mas está um pouco prematuro para dizer que isso vá acontecer”, disse Meirelles.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;