Esportes Titulo
Tigre se empenha
para salvar o ano
Thaigo Silva
Do Diário do Grande ABC
16/07/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Antes de começar 2011, o objetivo da diretoria do São Bernardo era lutar pela classificação entre os oito melhores do Campeonato Paulista e assegurar vaga na Série D do Brasileiro no segundo semestre. Passaram-se seis meses e meio, e o time entra em campo hoje, às 15h, na Rua Javari, para enfrentar o Juventus pela Copa Paulista, competição que servirá de consolo para o Tigre após o rebaixamento no Estadual.

Para que a história seja diferente nos próximos anos, o clube mudou o pensamento sobre a competição da vez, que nunca havia sido almejada pelo clube. Desta vez, trouxe jogadores com experiência, como o atacante Ney Mineiro, o meia Francisco Alex, os zagueiros Marcelo Godri e Thiago Gasparetto e o volante Paulinho, além do técnico Luís Carlos Martins, campeão do Troféu do interior do Estadual com o Oeste. Provavelmente, todos esses jogadores serão aproveitados na Série A-2 do Paulista em 2012.

No ano passado, por exemplo, a situação foi o inverso. A agremiação contratou atletas desconhecidos para realizar testes na Copa Paulista, e praticamente ninguém foi aproveitado no Estadual de 2011 - as exceções foram o lateral-esquerdo Kauê e o meia Bady.

Apesar de contar com equipe considerada mais forte e com cerca de 50 dias de preparação, Martins frisou que será preciso ter paciência porque muitos jogadores estão fora de forma e de ritmo de jogo. "Montamos um grupo com muita humildade e pés nos chão. O que posso garantir é que vamos lutar, mas não falar em título", frisou o treinador, lembrando da pressão em conquistar o primeiro troféu à agremiação.

Se o treinador prefere não falar sobre conquistas, há jogador que conhece o caminho da glória. O meia Francico Alex foi campeão da Copa paulista em 2006 pela Ferroviária. "Temos de encarar o torneio com seriedade e roubar pontos fora de casa e vencer no nosso estádio", explicou o meia, que terá a responsabilidade de servir ao ataque.

Para a partida, Martins vai escalar o time com três zagueiros - Thiago Gasparetto, Bruno Alves e Marcelo Godri. Márcio, que seria titular, foi vetado devido dores musculares.

 

Tigre preparado para as dificuldades na Copa Paulista

 

A caminhada do São Bernardo para conquistar o título da Copa Paulista não será fácil, principalmente na primeira fase. O Tigre caiu no Grupo 4, o mais forte da competição, que conta com times tradicionais do torneio como Paulista de Jundiaí, o atual campeão, São José, Pão de Açúcar, além da equipe B do Corinthians, que fará parceria com o Flamengo de Guarulhos.

Segundo o presidente do São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, o clube nunca teve tanta vontade de ganhar a competição, mas admitiu que não será fácil. "Além das equipes da nossa chave, Red Bull e Noroeste, que se reforçaram muito bem, e Linense, Ituano e Oeste, que permaneceram na Série A-1 do Estadual, serão adversários complicados. Teremos várias pedreiras, mas garanto que nossa meta na Copa Paulista é trazer o título", ressaltou o mandatário, que esqueceu de citar o Palmeiras B.

"Não terá equipe fraca. E temos de ter cuidado, porque o time do São Bernardo não está entrosado. Isso vai demorar ao menos cinco ou seis rodadas", avaliou.

Para conquistar o primeiro troféu de sua história, o Tigre tem um professor na mesma chave. O Paulista de Jundiaí, além de ter vencido a edição 2010, conquistou a de 1999 e chegou à decisão em 2009. Segundo o gerente de futebol do clube, Marcos Benetini, o importante é saber mesclar a juventude com a experiência de alguns atletas para conseguir êxito. "Na temporada passada tínhamos até mais jogadores da base. Desta vez, trouxemos peças com mais bagagem para compor o elenco, pensando no próximo ano, quando vamos disputar a Série A-1 do Estadual novamente", explicou o dirigente.

Um dos nomes que vai conduzir o Galo na Copa Paulista será o volante Wellington Oliveira, 29 anos, ex-Santos e Internacional e que estava no futebol japonês. "O único problema é que vamos descobrir a qualidade da equipe somente quando a competição começar para nós, neste domingo (contra o Taboão da Serra, em Jundiaí)."

Benetini ressaltou o fato de a competição dar vaga à Copa do Brasil em 2012. "Conquistamos vaga no torneio nacional de 2011, que tem mais visibilidade. Isso resulta em mais receita ao clube, além de deixar a base da equipe pronta."

Teixeira aprendeu corretamente a lição. "Nosso objetivo maior é conseguir o acesso à Série A-1 em 2012, lugar que não deveríamos ter saído", afirmou o presidente do São Bernardo.

 

Diadema veste a camisa do Juventus para derby com o Tigre

 

A partida de hoje na Rua Javari pode ser considerada um tipo de ‘clássico regional': o Juventus está contemplado com 15 jogadores do Clube Atlético Diadema, que vai participar da Segunda Divisão do Paulista em 2012. A parceria entre os dois times começou neste ano.

"Pode ficar marcado como o primeiro derby entre os dois times até porque, após a Copa Paulista, vai demorar um pouco para o Diadema enfrentar o São Bernardo", frisou o gerente da parceria, Leônidas Santos, lembrando que as duas equipes estão em divisões diferentes no Paulistão.

Com a base formada por jovens de 19 a 21 anos, o técnico Karmino Colombino, do Juventus, colocou o Tigre como favorito para o duelo. "O São Bernardo acabou de jogar a Série A-1 e tem condição privilegiada, com atletas experientes", elogiou o treinador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;