Memória Titulo
O Diário e o testemunho de Thereza e Divino

Atendendo a convite do Diário do Grande ABC, gostaria de lhes contar um pouco sobre minha história

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Atendendo a convite do Diário do Grande ABC, gostaria de lhes contar um pouco sobre minha história. Moradora de Santo André desde 1942, atualmente com 67 anos e casada, com três filhos e três netas, acompanhei a criação e evolução do jornal, antigamente apresentado como News Seller.

Sua distribuição gratuita era realizada somente aos domingos. Era o único dia da semana que eu e meus pais podíamos tomar conhecimento das notícias do local.

Em 1960, casei com Divino, também morador de Santo André e leitor do jornal. A partir da época em que o periódico passou a ser vendido, íamos juntos toda manhã de domingo às bancas para comprá-lo. Com a evolução e publicação diária do jornal, nos tornamos assinantes. E até hoje recebemos e lemos com prazer as notícias e informações transmitidas pelo Diário.

Se minha história lhes interessar terei o prazer de passar mais informações e detalhes, além da influência deste jornal em nossas vidas.

Thereza da Costa Galutti e Divino Dominato Galutti, assinantes nº 61.

RETORNO
Claro que a carta enviada por e-mail à Memória nos interessou muito. Marcamos uma visita e estivemos com Dona Thereza e Sr. Divino, no bairro Campestre, em Santo André.

Thereza nasceu em Santo André e é filha de portugueses: José da Costa, ferroviário, e Vicência da Costa. Os avós foram pioneiros na Vila Alpina.

Divino nasceu em Águas da Prata e veio com a família em 1948 para São Caetano. Em 1950 já estava em Santa Terezinha. Por 30 anos trabalhou na Volkswagen, aposentando-se como inspetor de qualidade.

Conheceram-se crianças em Santa Terezinha. Namoraram e casaram na nova igreja do bairro, em 1960. Têm três filhos: Marcos, engenheiro formado pela FEI; Mônica, formada em Matemática e atuando na área de informática; e Márcio, engenheiro pela Santa Cecília. As netas são Thiene (que cursa FEI), Giovana e Débora.

O DIÁRIO
É com muito carinho que Thereza e Divino falam do Diário. Desde 1964, Divino recorre aos anúncios do jornal para vender o carro mais antigo. Nunca falhou. Thereza recorre às notícias do Vestibular para orientar os filhos e netos. O Diarinho formou duas gerações familiares.

Thereza gosta das informações regionais. Lê todo o jornal, à exceção dos Esportes; Divino começa pela editoria de Esportes e vai embora. E com que entusiasmo eles falam desta página Memória, para felicidade nossa.

EM PÍLULAS
1 - A última foto do pai de Divino, Antonio Galutti, foi feita pelo Diário e saiu na Primeira Página de uma edição de fevereiro de 1989. Era uma matéria sobre aposentados, e Sr. Antonio aparece no Centro de Santo André ao lado de outros colegas.

2 - O namoro na Praça Ruy Barbosa, em Santa Terezinha, na década de 1950, era tradicional. Os homens ficavam parados, as mulheres davam voltas e flertavam.

3 - Divino jogou futebol na SE Santa Terezinha. Tem fotos. Está identificando para publicação aqui em Memória.

4 - O casal manteve durante 11 anos uma casa de esfihas na Rua Marquês de Barbacena. Chamava-se Casa Paparicho e servia também quibes, coxinhas e fogaças. Os mais antigos lembram com carinho do estabelecimento.

ASSINANTES
Memória está mapeando os nomes dos mais antigos assinantes do Diário, e precisamos da ajuda de todos.

Assinante amigo: faça como Thereza e Divino, entre em contato conosco, separe fotos, force pela memória a data em que assinaram o Diário pela primeira vez.

A sua história também será publicada por nós. Desde já, muito obrigado.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 23 de dezembro de 1979

Retrospectiva - Surto de meningite na região provoca pânico na década de 1970.

Editorial - Como desacreditar-se em poucas lições.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Inflação, vendas e o Natal.

Polícia - Briga, tiros e morte por uma garrafa de pinga em Diadema.

EM 23 DE DEZEMBRO DE...
1894 - Cento e vinte e quatro fabricantes de carvão enviam carta à Câmara Municipal de São Bernardo reclamando sobre o imposto excessivo cobrado.

HOJE
Dia Nacional do Vizinho.

SANTOS DO DIA
Euniciano, João Câncio, Mardônio e Vitória.

João Câncio (Polônia, Kety 1390 - Cracóvia 1473). Sacerdote. Professor da Universidade de Cracóvia. Preceptor dos princípios da Casa Real polonesa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;