Esportes Titulo Começou!
Festa dá tom ao retorno de Jogos Escolares pós-Covid

Fim das restrições impostas pela pandemia permite volta da competição, que vai movimentar 65 colégios em Sto.André

Pedro Lopes
Especial para o Diário
16/08/2022 | 08:27
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Cerimônia de abertura da 51ª edição dos Jogos Escolares de Santo André, realizada no ginásio Lais Elena Aranha, que integra o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, marcou ontem o retorno da principal competição escolar da cidade após dois anos paralisada devido à pandemia da Covid-19.

A programação foi uma festa e incluiu apresentações de música e dança. A nova joia da natação andreense, Julia Palma Moreira, campeã brasileira e estadual, foi a responsável por pronunciar o juramento do atleta. Já o acendimento da pira foi feito pela atleta paralímpica Verônica Hipólito, que conquistou medalhas de prata e bronze em paralimpíadas, além de título mundial.

Os Jogos Escolares deste ano reúnem 65 escolas, com cerca de 6.200 alunos, de 8 a 17 anos, que disputam 14 modalidades esportivas: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, caratê, natação, queimada, skate, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

“É muito emocionante (a volta dos Jogos Escolares), simboliza que a gente venceu essa guerra contra o vírus. Significa que tudo que a gente fez, a solidariedade e a humanidade prevaleceram, e a normalidade está voltando. Os Jogos Escolares representam isso, uma ferramenta de política pública e formação social que a gente acredita muito”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB), que estava acompanhado do secretário de esporte e prática esportiva, Marcelo Chehade, do presidente da Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), e do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil).

Pedrinho Botaro destacou o investimento que o prefeito vem fazendo no esporte de Santo André e ainda reforçou o quanto a Câmara vem ajudando o prefeito nos projetos esportivos. “Estamos aqui comemorando a vida. Quero ver gente saindo daqui campeão, que vai falar muito bem de Santo André. (O esporte) Precisa cada vez mais ocupar um lugar de destaque. Através do esporte nós cuidamos da saúde da nossa gente”, declarou o chefe do Legislativo.

Recentemente, Santo André foi chancelada e reconhecida como a Cidade Sul-Americana do Esporte 2022, honraria concedida pela Aces Europe, União Europeia e Unesco.

Para Rafael Lazareff, professor do Colégio Artur de Queiroz, os Jogos Escolares são “oportunidade única” de “voltar a mostrar o trabalho da cidade, o trabalho das nossas escolas”. Há disputas programadas até outubro. Competições movimentarão vários espaços de Santo André, como o Clube Atlético Aramaçan e o Ginásio Sacadura Cabral, além do Pedro Dell’Antonia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;