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Telemedicina veterinária: o que é e como funciona?
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
11/08/2022 | 11:55
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O Conselho Federal de Medicina Veterinária aprovou em junho a regulamentação que permite a prática de telemedicina veterinária. “Essa medida segue uma tendência de utilização das tecnologias que incrementam as práticas de atendimentos nos diversos setores da saúde. A conectividade com profissionais gera conhecimento ao tutor, que, consequentemente, passa a cuidar com mais critério dos seus pets, gerando saúde e qualidade de vida”, explica Vinícius Meyer, CEO e fundador da Televets.

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A regulamentação da telemedicina, no entanto, traz consigo um desafio para a classe veterinária: o entendimento e aprimoramento sobre como utilizar a metodologia. “A tecnologia é apenas um meio. O veterinário continua sendo o responsável pelo atendimento do animal acompanhado do tutor, da mesma forma que presencialmente. Para que a consulta ocorra de forma técnica e competente, o profissional deve conhecer os benefícios e as limitações da prática para exercer a veterinária de forma ética e eficiente”, afirma o CEO.

Os principais pontos da prática estão na classificação das modalidades. Para a teleconsulta, por exemplo, a regulamentação prevê que o pet deva ter estabelecido um RPVAR (Relação Prévia Veterinário, Animal e Responsável), que é um exame presencial prévio daquele bichinho. Para as outras, é necessário averiguar caso a caso – sendo a teletriagem um momento fundamental para o veterinário indicar o melhor atendimento (online ou presencial). Outra possibilidade é a de monitoramento, no qual o profissional acompanhará o animal continuamente, como no caso de recuperação após cirurgias ou doenças crônicas.

Na teleorientação, os veterinários podem sanar dúvidas e orientar os tutores em diversos temas, como saúde, nutrição, comportamento e ambiente. Já a interconsulta é a modalidade voltada unicamente para os profissionais trocarem conhecimentos e se ajudarem em problemas complexos, o que pode ser um facilitador para diversos casos.

“É um tema importante e deve ser disseminado. Acredito que a aprovação da telemedicina veterinária é um avanço para o setor. Os animais se tornaram parte das famílias, então é natural que as pessoas busquem formas atualizadas e mais simplificadas de manter o cuidado com seus bichinhos de estimação”, diz Vinícius. “Porém, é importante ressaltar que realizar um atendimento online não é apenas sentar na frente de uma tela. Na Televets, por exemplo, nossos veterinários passam por um treinamento vocacionado ao teleatendimento para estarem aptos a fazer as orientações com qualidade, ética e empatia”, completa.

Também é válido destacar que a Televets conta com atendimento 24 horas, 7 dias por semana, para qualquer região do Brasil. Isso porque a empresa visa a democratização do acesso a informações que devem ser dadas por especialistas e, que muitas vezes, acabam sendo repassadas na internet de maneira incorreta.

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