Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 19 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Proteção contra a varíola


Editorial

06/08/2022 | 12:01


Agiu rápido o governo do Estado, sob a liderança de Rodrigo Garcia (PSDB), para proteger a população paulista contra o avanço da monkeypox, no Brasil conhecida como varíola dos macacos. Na quinta-feira, foi anunciada a criação de rede com 93 hospitais com departamentos e leitos destinados a pacientes que forem infectados pelo vírus e precisem de cuidados intensivos. Duas unidades estão no Grande ABC: o Hospital Mário Covas, em Santo André, e o Hospital Serraria, em Diadema. Antecipar-se ao recrudescimento dos casos, preparando retaguarda, é a medida mais eficaz para se evitar que o surto se transforme em pandemia e cause sofrimento e morte.

O novo coronavírus, cuja expansão pelo globo terrestre foi tão intensa e rápida a ponto de ser classificada como epidemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde), segue aí para lembrar quanta tragédia advém quando as autoridades demoram a agir. Com o histórico da chegada avassaladora da Covid-19 ainda na lembrança, os técnicos da área da saúde no Estado de São Paulo não perderam tempo diante da nova ameaça ao bem-estar da população.

Além dos 93 hospitais de retaguarda espalhados pelo Estado, o programa do governo estabelece protocolos rígidos para garantir assistência imediata aos doentes. A entrada no sistema de cuidado deve ser feito via rede municipal, por UBS (Unidade Básica de Saúde) ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Gestantes deverão ter acompanhamento especial, com a programação do parto em unidade de saúde de alto risco. Tudo para proteger a vida do paulista.

Pouco conhecida por cientistas e médicos, a varíola dos macacos nunca representou ameaça à saúde coletiva – até meados deste ano, quando chegou ao Brasil com toda a força. O Grande ABC se tornou um dos focos da doença, o que exige atenção especial. É exatamente por isso que o anúncio da criação da rede estadual de atuação contra a monkeypox traz um pouco mais de tranquilidade à população. O que não desobriga os cidadãos a tomar todos os cuidados preventivos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;