Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 15 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Rodrigo Garcia anuncia Geninho a vice e Edson Aparecido para Senado

Fernando Cavalcanti/Flickr Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Atual deputado federal pelo União Brasil, companheiro de chapa do governador nasceu em Ribeirão Pires e já foi vereador e prefeito de Olímpia


Da Redação

05/08/2022 | 08:27


O deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) será o candidato a vice-governador e o ex-secretário de Saúde da Capital Edson Aparecido (MDB) foi escolhido como nome para o Senado na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB) que irá concorrer nas eleições de outubro em São Paulo. O anúncio foi feito ontem pelo comando da campanha, que além de PSDB, União Brasil e MDB, também reúne Podemos, Cidadania, Solidariedade, Pros, Avante, Patriota e PP.

A definição encerra longo período de escolha de nomes dos companheiros de chapa de Rodrigo Garcia. Havia expectativa também pela escolha de uma mulher na vice, o que não se confirmou. MDB e União disputavam a posição de número 2 do Palácio dos Bandeirantes. Na convenção estadual do PSDB que homologou o nome de Rodrigo, no último sábado, no Ginásio do Ibirapuera, o martelo ainda não havia sido batido, o que resultou na definição perto do prazo final para o registro das candidaturas.

Assim que os nomes foram sacramentados, o governador postou mensagem no Twitter: “Time completo para proteger São Paulo daqueles que estão aqui para dividir. Bem-vindos à nossa chapa, Geninho Zuliani e Edson Aparecido! Vamos somar, unir e tirar o melhor de cada paulista! São Paulo é forte porque é, e sempre foi, independente!”, escreveu.

Parlamentar federal em prmeiro mandato, Geninho Zuliani nasceu em Ribeirão Pires e se mudou ainda na infância para Olímpia, onde fez carreira política como vereador e prefeito da cidade. Ele é formado em Gestão Pública pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e pós-graduado em Master em Liderança e Gestão pelo CLP (Centro de Lideranças Públicas).

A primeira eleição como vereador de Geninho ocorreu em 1996 e, após ser reeleito, se tornou presidente da Câmara. O bom desempenho no Legislativo o levou a disputar eleição no Executivo. Tornou-se o mais jovem prefeito da cidade nas eleições de 2008. Reelegeu-se com votação recorde em 2012. Em 2018, ele concorreu para deputado federal. Foi eleito com quase 90 mil votos. Geninho é presidente do União Brasil em São José do Rio Preto, onde reside.

A escolha de Edson Aparecido se deu pela sua vasta experiência como homem público. Foi secretário de Saúde na Capital na gestão Bruno Covas e Ricardo Nunes no enfrentamento à pandemia, levando a cidade de São Paulo a se tornar referência mundial em vacinação contra o coronavírus.

Atuou como coordenador da campanha de José Serra ao Senado em 1994 e foi assessor político do ministro das Comunicações Sérgio Motta, de 1995 a 1997. Teve dois mandatos como deputado estadual (1999 a 2006) e dois como federal (2007 a 2014).

Edson foi secretário de Desenvolvimento Metropolitano em 2011 e, em seguida, secretário de Estado da Casa Civil, permanecendo até 2014 no cargo. Voltou para a Casa Civil em 2015 e deixou o cargo em 2017 para assumir a Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação). 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;