Internacional Titulo
Londres diz que guerra contra o Iraque 'não é inevitável'
Por Das Agências
07/08/2002 | 10:17
Compartilhar notícia


Uma guerra contra o Iraque "não é inevitável", declarou nesta quarta-feira o secretário de Estado britânico das Relações Exteriores, Mike O'Brien, destacando que se Saddam Hussein aceitar o retorno dos inspetores da ONU, a situação será "muito diferente".

"Uma guerra não é iminente nem inevitável", declarou o secretário de Estado encarregado do Oriente Médio à BBC (rádio). "Pessoalmente, não vejo a guerra pela guerra" contra o Iraque, prosseguiu.

"A bola está no campo de Saddam Hussein", afirmou O'Brien. "Ele deve fazer com que os inspetores (em desarmamento da ONU) possam retornar ao Iraque e que o direito internacional seja respeitado".

Esta posição contraria a anunciada no último sábado pelo subsecretário norte-americano de Estado John Bolton, que declarou que um eventual retorno dos inspetores da ONU não mudaria o objetivo dos Estados Unidos, que insistem em uma "mudança de regime" no Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;