Turismo Titulo
Sabores do Nordeste
Por Juliana Ravelli
Especial para o Diário
17/07/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Para convencer o turista a trocar a serra pelo mar mesmo durante o inverno, algumas cidades nordestinas decidiram investir em eventos que cativem o visitante pelo estômago. Prova disso são os dois importantes circuitos gastronômicos programados para ocorrer na Bahia e em Pernambuco nas próximas semanas.

No Sul baiano, as cidades de Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Porto Seguro - incluindo Arraial D' Ajuda e Trancoso - promoverão o 4º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento a partir de amanhã até 2 de agosto.

O evento faz parte do 1º Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia, que já passou por Paraty (RJ) e estará em Tiradentes (MG) e Gramado (RS) ainda neste ano.

O tema desta edição são os 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil. Entre os destaques da programação estão os festins - jantares com menus completos e pratos especialmente desenvolvidos para o evento, preparados por importantes chefs nacionais e internacionais.

Os restaurantes das cidades ainda oferecerão quatro roteiros diferenciados conforme o tipo de cozinha: Gourmet, Bom Prato, Pizza e Praia.

Os preços variam de acordo com o estabelecimento e a lista de atrações é vasta. Uma cidade cenográfica, criada por artesãos e artistas plásticos mineiros, será montada na praça principal de Arraial D' Ajuda. Além disso, os visitantes poderão conferir apresentações de grupos musicais, danças indígenas, capoeira, peças teatrais e exposições de artesanato.

Também serão ministrados cursos gratuitos ligados à gastronomia em Porto Seguro. E os estudantes e cozinheiros amadores de plantão terão a oportunidade de apresentar receitas no Concurso Novos Talentos. O melhor prato será preparado na edição do circuito em Gramado, e o criador ganhará uma viagem a Portugal para fazer uma semana de estágio no restaurante Eleven, em Lisboa. (Supervisão de Heloísa Cestari)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;