Fechar
Publicidade

Domingo, 14 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

O 5G e o bonde da história


Do Diário do Grande ABC

04/07/2022 | 23:59


Começa a funcionar amanhã no Brasil o serviço de internet móvel de quinta geração, conhecida como 5G. O avanço representado pelo novo sistema é de tal monta que a localidade que ficar para trás corre riscos sérios de perder o bonde da história, acumulando prejuízos econômicos e sociais. Daí a necessidade de os municípios estarem preparados para recepcionar a novidade. Falta ao Grande ABC um mapeamento de como se encontra a infraestrutura telefônica capaz de recepcionar e transmitir os sinais da nova tecnologia. Há boas iniciativas, como é o caso de Santo André, mas elas são um tanto isoladas. Seria preciso à região ser mais homogênea.


A boa notícia, sobre o início do 5G, foi dada ontem de manhã pelo conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Moisés Moreira. Brasília, a Capital Federal, será a primeira cidade do País onde o sinal da nova tecnologia de comunicação estará disponível. A próxima da lista deve ser Belo Horizonte, nas Minas Gerais. A pergunta que fica no ar é: e os sete municípios do Grande ABC, quando serão beneficiados?


Na era da informação, onde a agilidade na transmissão de dados é o diferencial entre desenvolvimento e subdesenvolvimento, estar alinhado ao que há de mais moderno no cenário tecnológico é fundamental. Para isso, o Grande ABC precisa lutar para que a Anatel libere, o mais rapidamente possível, a instalação das antenas específicas, tantas quantas forem necessárias, para que o novo modelo consiga entregar todo o potencial.


É evidente que a capilaridade do sistema telefônico, pelas alargadas dimensões do Brasil, um país de proporções continentais, deve levar um tempo razoável para se estabelecer. Compreende-se. Só é preciso ficar alerta para que a região seja contemplada no momento justo, conforme lhe asseguram seu tamanho e sua importância. O Grande ABC vem, desde a década de 1950, se mantendo entre as regiões mais desenvolvidas, tanto sócio quanto economicamente, porque sempre esteve na vanguarda tecnológica. Não pode ser diferente com o 5G. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;