Fechar
Publicidade

Domingo, 14 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Datafolha RJ: Castro tem 23% das intenções de voto, e Freixo, 22%



01/07/2022 | 20:47


Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 1º, mostra que na disputa pelo governo do Rio de Janeiro o atual governador, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) seguem na liderança das intenções de voto. Castro tem 23% das intenções e Freixo 22%. Os dois continuam em empate técnico, como registrado na pesquisa divulgada em abril. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, enquanto Freixo apresentou estabilidade desde o último levantamento, Castro oscilou positivamente cinco pontos porcentuais.

O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) ficou com 7% das intenções, Eduardo Serra (PCB), com 6% e Cyro Garcia (PSTU), com 5%. Todos em empate técnico. O coronel Emir Larangeira (PMB), o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD) e o deputado federal Paulo Ganime (Novo) registraram 2% das intenções de voto cada. Todos esses apresentam estabilidade em relação ao levantamento de abril.

De acordo com o instituto, 22% dos eleitores declararam pretender anular o voto em outubro. Há três meses, a taxa era de 33%. Outros 10% afirmaram ainda não saber em quem votar.

Segundo cenário

O instituto também testou um segundo cenário com o nome do ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil). Ele aparece com 7%, atrás de Freixo, com os mesmos 22%, e Castro, com 21%. Neves (6%), Serra (5%) e Garcia (4%) perdem, cada um, um ponto porcentual em relação ao cenário sem o ex-governador. Garotinho ainda depende de uma decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) para se tornar elegível.

Apoio

A influência do apoio dos pré-candidatos à presidência para os postulantes ao governo carioca também foi medido pelo. Segundo o Datafolha, 21% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza no nome apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste caso, Freixo - eram 26% em abril. Neste grupo, o socialista tem 36% das intenções de voto, e Castro, 13%. Um quarto (25%) dos eleitores disse que talvez votaria e 51% declararam que não optariam de jeito nenhum no candidato de Lula.

Do outro lado, votariam com certeza no candidato defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) 18% dos eleitores, 22% talvez votariam e 58% não votariam de jeito nenhum. Neste cenário, Claudio Castro, nome apoiado pelo Planalto, tem 31% dos votos e o deputado do PSB, 4%.

O levantamento foi realizado entre quarta (29) e esta sexta-feira (1º), e entrevistou 1.218 eleitores em 32 cidades do Estado. Ele está registrado no TSE sob o número RJ-00260/2022 e BR-03991/2022.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;