Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 17 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Golpe do falso empréstimo


Do Diário do Grande ABC

30/06/2022 | 23:59


Os efeitos da pandemia, ocasionada pela Covid-19, refletiram e refletem inúmeras consequências em nossa sociedade, dentre elas destaca-se o aumento do desemprego e, consequentemente, a falta de renda para inúmeras famílias, levando então ao endividamento, senão em casos mais severos até mesmo à falta de condição da própria subsistência.


Devido a tal situação, criminosos aproveitam-se deste respectivo momento de fragilidade de inúmeros brasileiros e viram oportunidade de aplicar o chamado golpe do falso empréstimo. Em síntese, tal golpe se concretiza quando o consumidor recebe determinada mensagem em suas redes sociais ou aplicativo de mensagens via celular, o qual suposto representante de determinada instituição financeira oferece empréstimos com condições muito vantajosas, sem a necessidade de realizar pesquisas junto aos órgãos de proteção ao crédito.


Para liberar os valores, no entanto, eles exigem o pagamento de determinado valor, o qual, em sua grande maioria, justifica-se pela obrigatoriedade em realizar a contratação de seguro obrigatório, certificado digital, pagamento do IOF (Imposto sobre Operação Financeiras), dentre outras inúmeras justificativas infundadas. E aí está o golpe. Uma vez pago, os golpistas desaparecem, deixando o prejuízo para os consumidores. Em hipótese nenhuma será cobrado pagamento antecipado para liberação de empréstimos.


Se eventualmente no momento da contratação do referido empréstimo, referida instituição exigir o pagamento antecipada para efetuar a liberação do dinheiro, a orientação é não fazer esses pagamentos, especialmente se o pagamento for direcionado para um CPF (Cadastro de Pessoa Física), ou seja, pessoa física, e reforçar nunca é demais: instituições bancária/credoras sérias não solicitam depósitos prévios a fim de liberar empréstimos, pois tal ato não tem fundamento legal.


Se você eventualmente percebeu que foi vítima do golpe do falso empréstimo pela internet ou qualquer outro meio, a primeira coisa a se fazer é registrar BO (Boletim de Ocorrência) imediatamente, detalhando o que aconteceu. Destaca-se que tal procedimento é feito totalmente via digital, ou seja, utilizando-se da internet, sem a necessidade do deslocamento até a delegacia mais próxima.


Somando-se a tais medidas necessárias a serem tomadas, por fim, não menos importante, orienta-se procurar o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) a fim de registrar tal eventualidade.


Por fim, destaca-se o provérbio popular ‘quando a esmola é demais, o santo desconfia’. Fiquem de olho!

Caio de Luccas é advogado especialista em defesa do Consumidor.


PALAVRA DO LEITOR

Recém-nascidos
Estranha esta estatística (Um recém-nascido é entregue voluntariamente para adoção no Grande ABC a cada mês). A fila de espera para um casal adotar um recém-nascido pode chegar a 15 anos. Onde estão indo parar essas crianças?
Tatiane Barbirato Alvares
do Facebook


Prioridade
Golaço da gestão Orlando Morando e Marcelo Lima na construção do Hospital de Urgência de São Bernardo, erguido durante a pandemia, e considerado o maior do País destinado para atendimento da Covid. Hoje é referência para os casos de urgência e emergência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e ainda conta com espaço para realização de alguns exames. Todo investimento na saúde é prioridade para a nossa região e me deixa muito feliz e acreditando no futuro.<EM>
Ricardo Tessariol
São Bernardo


Dá para voltar?
Não adianta. Podem tentar de tudo, mas nada, absolutamente nada, apagará a ‘promiscuidade com dinheiro público’ protagonizada durante o governo do PT. Não dá para mensurar os malefícios com mortes, abandonos e promiscuidade de princípios a que foi levada a população. Serão décadas sentindo os malefícios. Dá para voltar?
Beatriz Campos
Capital


Caminhoneiros
Nosso País sobrevive muito graças também aos nossos doutores de estrada, cidades, asfaltos, fronteiras e nossas divisas terrestres, que são nossos caminhoneiros. Se olharmos à nossa volta vamos flagrar que percentual muito expressivo passou pela sua imprescindível missão. Costumamos chamar seus carregamentos de commodities e outros nominativos, mas nunca podemos deixar de reconhecer a importância desses profissionais da boleia. Sei que já existe data para comemorarmos o dia do caminhoneiro, mas temos que reconhecer que os mesmos merecem ainda mais nossa gratidão pelo muito que representam em nossa vida e cotidiano. Reconheço que existem muitas profissões que devem e muito ser lembradas, mas deixo aqui essa espécie de reconhecimento e homenagem ao nosso caminhoneiro.
Cecél Garcia
Santo André


Pai da Mônica – 1
Mauricio de Souza é maravilhoso (Live do Diário com Mauricio de Souza, desenhista e pai da Turma da Mônica). Sou professora e uso um trabalho dele, Um Por Todos e Todos Por Um! E dou aula para um há seis anos.
Cristina Angela Silva
do Facebook


Pai da Mônica – 2
Adoro ler os gibis e as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica desde criança. Até hoje leio e me divirto muito. Parabéns, Diarinho e Mauricio de Souza, pela oportunidade de levar a alegria a nossas crianças e nossos adolescentes e a nós, adultos, que amamos os quadrinhos.
Marcia Maritan
do Facebook


É verdade
O STF (Supremo Tribunal Federal), que transgride a Constituição da qual é o guardião, funciona como partido político ao priorizar toda solicitação de congressista contra o presidente, quando o foro adequado é o próprio Parlamento. Parece até que não existe nenhum processo engavetado. O ‘mais honesto do Brasil’ foi condenado em três instâncias, mas está limpo graças ao Supremo Tribunal Federal, e lidera as pesquisas de intenção de votos na corrida à Presidência, com real chance de ocupar o mais importante cargo eletivo brasileiro. Parece mentira, mas é verdade.
Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha (ES)
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;