Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 15 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Banco Mundial aprova fundo adicional para investir em prevenção a pandemias



30/06/2022 | 20:23


O Banco Mundial aprovou um fundo financeiro intermediário (FIF, na sigla em inglês) destinado a investimentos para fortalecer a prevenção, preparação e respostas a pandemias. A decisão, anunciada nesta quinta-feira, 30, atuará sobre as forças em níveis global, nacional e regional, com foco em países de baixa e média renda. Já foram anunciados compromissos acima de US$ 1 bilhão para o FIF.

O fundo irá complementar o financiamento e apoio técnico fornecido pelo Banco Mundial, alavancar o conhecimento técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS) e envolver outras instituições consideradas importantes, afirma comunicado.

No desenvolvimento do programa, estiveram os Estados Unidos, além da Itália e Indonésia, como parte de suas presidências do G20. Os Estados-membros do grupo também deram "amplo apoio", diz nota. O US$ 1 bilhão conta com contribuições dos EUA, União Europeia, Indonésia, Alemanha, Reino Unido, Cingapura, a Fundação Gates e a instituição londrina Wellcome Trust.

O Banco Mundial é o maior provedor de financiamento para atuação com a pandemia com operações ativas em mais de 100 países em desenvolvimento para fortalecer seus sistemas de saúde, disse o presidente da instituição David Malpass. O FIF deve dar apoio financeiro adicional de longo prazo para complementar o trabalho das instituições existentes, afirmou. Já o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a organização que lidera terá papel central em questões técnicas do FIF.

Secretária do Tesouro americano, Janet Yellen elogiou o estabelecimento do fundo como uma "grande conquista". A decisão deve fortalecer a segurança de saúde ao redor do mundo, inclusive nos EUA, afirmou, em nota.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;