Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 15 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Histórias de cantoras negras brasileiras inspiram musical no formato de série



30/06/2022 | 08:14


A forma é original: Vozes Negras - A Força do Canto Feminino, que estreia nesta quinta, 30, no Teatro Sérgio Cardoso, é um musical apresentado no formato de série, ou seja, a cada semana será exibido um espetáculo independente marcado por debates com convidadas e participação do público.

"Mantendo a mesma estrutura dramatúrgica, teremos um espetáculo novo a cada semana", observa o diretor Gustavo Gasparani, no material de divulgação. "A partir das histórias das cantoras pretas brasileiras, e suas respectivas épocas, vamos debater junto com a plateia sobre o que foi superado e o que ainda precisa ser discutido e modificado em nossa sociedade. Me inspirei livremente no Teatro Fórum, de Augusto Boal, para propor essa nova linguagem para o teatro musical."

Assim, o primeiro espetáculo da série, nesta quinta, será A Era de Ouro do Rádio, que homenageia duas grandes intérpretes, Carmen Costa e Elizeth Cardoso. Artistas com muito em comum, desde o mesmo ano de nascimento (1920), a mesma origem humilde e a idêntica determinação para superar o preconceito e se impor pelo talento. Em uma das sessões que vão ocorrer até o fim de semana (quinta, sexta e sábado às 20h30 e domingo às 17h), a cantora convidada será Eliana Pittman.

Em cada apresentação haverá uma debatedora convidada - nesta semana serão Preta Ferreira, Erica Malunguinho e Adriana Barbosa. Mas a mediação será sempre de Verônica Bonfim, que vai incentivar conversas sobre o racismo estrutural que impede mulheres, principalmente negras, de conquistar uma ascensão individual, profissional e coletiva.

Temas

São assuntos vitais como esse que serão discutidos a cada semana, com a participação da plateia, refletindo sobre as situações vividas pelas homenageadas. E, no palco, o elenco será sempre formado por Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro e Vanessa Brown.

Na próxima semana, o espetáculo será Samba, Terreiro e Ancestralidade, com homenagem a Clementina de Jesus e D. Ivone Lara. Em seguida, o tema será Samba-Canção e Bossa Nova, mirando o trabalho de Dolores Duran e Alaíde Costa. A partir do quarto espetáculo, os assuntos serão Do Samba ao Jazz, Sem Limites (Alcione e Elza Soares), Do Soul ao Afropop (Margareth Menezes e Sandra de Sá) e Novas Gerações (Iza e Tati Quebra Barraco).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;