Fechar
Publicidade

Sábado, 13 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Como gerar emprego


Do Diário do Grande ABC

29/06/2022 | 23:59


Em pouco mais de seis anos sob a batuta do prefeito Paulo Serra (PSDB), Santo André se transformou em modelo de cidade amiga do emprego. A criação de ambiente propício à atração de negócios, baseada especialmente na informatização e desburocratização do processo de licenciamento de empresas, é a principal responsável pelo fato de o munícipio aparecer, com frequência, liderando os rankings de geração de postos de trabalho.


A relação entre as duas pontas ficou bem clara na edição de ontem deste Diário. Enquanto Santo André aparecia na seção Economia como a maior geradora de emprego formal em maio entre as sete cidades do Grande ABC, Paulo Serra estava no caderno de Política sendo laureado, em solenidade ocorrida em Brasília, a Capital federal, como prefeito de uma das 20 melhores cidades para se empreender, exatamente na categoria desburocratização. Causa e consequência.


A existência de inúmeras instâncias administrativas, todas elas com prazos dilatados e infinidade de carimbos e taxas a serem recolhidos, desestimula a abertura de empresas – e, sem elas, nenhuma vaga de emprego é gerada. Solucionar esse entrave, recorrendo ao uso massivo dos recursos de informática. destrava investimentos e permite a oferta de postos de trabalho.


Municípios que mantêm processos de licenciamento complicados e, consequentemente, dispendiosos são refratários ao empreendedorismo. Entre esses e os que oferecem rapidez, não há dúvida de quais serão escolhidos pelos investidores – os futuros geradores de postos de trabalho.


O reconhecimento andreense se sustenta principalmente na digitalização de praticamente todos os canais necessários para instalação de empresas, proporcionando agilidade e economia. Facilitar a vida do empreendedor é meta a ser perseguida em um País onde, segundo estudo do Banco Mundial, empresas consomem 1.500 horas por ano só para calcular e pagar impostos. Santo André sinaliza o caminho a ser perseguido por municípios que querem gerar empregos. Que o exemplo gere frutos e carteiras assinadas. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;