Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 11 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Dirigente do BCE vê amplo espaço para aumentos de juros depois de setembro



29/06/2022 | 09:14


Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC austríaco, Robert Holzmann disse nesta quarta-feira que há amplo espaço para elevar juros, após os dois aumentos de taxas planejados para julho e setembro, a depender das condições de inflação e crescimento econômico na zona do euro.

Em entrevista à emissora CNBC, Holzmann acrescentou, porém, haver indicações de que a inflação poderá atingir o pico durante o outono europeu. Atualmente, a taxa anual de inflação do bloco está no nível recorde de 8,1%. Holzmann falou na cidade portuguesa de Sintra, onde participa do Fórum do BCE.

Integrante do Conselho do BCE, Gediminas Simkus defendeu que, se houver deterioração nos dados de inflação, a autoridade monetária deve considerar um aumento de 50 pontos-base nos juros em julho.

Durante entrevista à Bloomberg TV, o dirigente - que é presidente do Banco da Lituânia - argumentou que o BCE deve avançar "decisivamente" na normalização de seus instrumentos para conter a recente escalada inflacionária.

Segundo ele, em junho, o BC europeu sinalizou elevação de 25 pontos-base no mês que vem. "Se os dados mudarem e virmos aceleração da inflação em comparação com o início de junho, é claro que precisaremos pensar em decisões mais poderosas para reduzir a inflação", disse.

Simkus expressou preocupação com o risco de fragmentação, isto é, o aumento da divergência nos custos de empréstimos entre os países da zona do euro. Na visão dele, a decisão do BCE de acelerar os trabalhos pela criação de um instrumento contra esse problema é importante. "O risco de fragmentação seria apenas um risco, não um fato", ressaltou.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;