Fechar
Publicidade

Sábado, 13 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Aos donos de postos


Do Diário do Grande ABC

27/06/2022 | 23:59


Finalmente uma excelente medida vem em socorro do consumidor paulista, que havia tempos andava desesperado ante a política de reajuste absurdo de preços praticada pela Petrobras. O governador Rodrigo Garcia (PSDB) determinou ontem a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide na gasolina, de 25% para 18%. O Estado é o primeiro a aplicar a lei que obriga a desoneração sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Com isso, a expectativa do Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo de São Paulo, é que o preço médio do combustível caia R$ 0,48 nos postos. A ver.


Para que a medida surta o efeito esperado é importante que os donos de postos repassem a redução para os clientes – de preferência, com a mesma agilidade com que o fazem quando algum aumento é anunciado na refinaria. Seria interessante que agissem por iniciativa própria, cientes do impacto que o desconto terá no reaquecimento da economia nacional.


Rodrigo Garcia, todavia, parece estar desconfiado de que deve encontrar resistência dos empresários do setor, que poderiam aproveitar o momento para recompor as margens de lucro. Tanto que prometeu colocar os agentes do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) nas ruas para avaliar e divulgar os valores cobrados pelos postos de combustível em São Paulo. O objetivo, segundo declarou o tucano, é “informar o consumidor para que ele possa lutar pela expectativa de redução de preço da gasolina na bomba”.


Está correto o governador paulista, que, desde que assumiu a cadeira, substituindo João Doria (PSDB), tem se destacado pelo pulso firme que demonstra em questões de interesse social – assim como, aliás, age o presidente Jair Bolsonaro. Ambos deram mais uma demonstração inquestionável de preocupação com o andamento da economia brasileira, fazendo o que a sociedade deles esperava; aguarda-se, agora, que os donos de postos façam a deles. Pelo bem do País, do Estado e do Grande ABC! 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;