Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 17 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Pesquisa: IAC vai completar 135 anos com lançamento de cultivar inédita no mundo



25/06/2022 | 16:23


O tradicional Instituto Agronômico (IAC), fundado em 27 de junho 1887 por D. Pedro II, vai celebrar 135 anos de existência. Na próxima terça-feira, 28, para comemorar a data, a partir das 15h, na sua sede, em Campinas (SP), será lançado um material inédito no Brasil e no mundo. Trata-se da cultivar IAC Citral 1 de Lippia alba, popularmente conhecida como erva cidreira, desenvolvida pelo IAC (a primeira cultivar no mundo resultante de melhoramento genético).

A cultivar IAC Citral 1 foi registrada este ano no Ministério da Agricultura, tendo de forma inédita os descritores mínimos da espécie. Segundo comunicado do IAC, a novidade vai atender ao mercado crescente de plantas aromáticas e medicinais, chá e óleos essenciais. A erva cidreira ocorre no Brasil todo, mas o que existem são plantas nativas, de origem espontânea na natureza, sem nunca terem sido melhoradas para apresentarem melhores qualidades aromáticas e químicas, explica o IAC.

Além da Lippia alba serão lançadas também seis cultivares de batatas-doces ornamentais, a Plataforma Aberta IAC de Soluções para o Agro e duas publicações: o Boletim 100 - Recomendações de Adubação e Calagem para o estado de São Paulo e o livro A Cultura da Batata-doce.

Segundo o diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, as novas cultivares de batata-doce ornamental, somadas aos resultados nos últimos 12 meses, totalizam 40 novas cultivares, que "mostram a força e a competência desta Instituição na geração e na transferência dessas tecnologias, que contribuem com diversos segmentos agrícolas de São Paulo e do Brasil".

Este ano, a celebração do IAC vai homenagear o pesquisador científico, Hamilton Humberto Ramos, responsável pelo Programa Aplique Bem, que já treinou 75 mil trabalhadores, aproximadamente, para aplicar corretamente defensivos agrícolas com maior eficiência para a lavoura e maior segurança para o ambiente e as pessoas. O Programa já foi transferido para seis países. Em parceria com a UPL, o Aplique Bem avalia pulverizadores em uso com base na ISO 16122 e realiza o treinamento de trabalhadores para o uso de defensivos. A atividade é feita com laboratórios móveis, chamados TechMóveis, levados às propriedades rurais do país.

Também serão reconhecidos dois funcionários de apoio: Roselaine de Fátima Baradel Testi de Lima, que atua na área administrativa e responde pelo setor de recursos humanos do IAC, e Sebastião Boarolo, funcionário na área técnica em pesquisas com seringueira. O produtor rural Magno Della Coletta será homenageado na categoria externa.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;