Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 15 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Bussunda: streaming nos permite relembrar a obra do humorista



25/06/2022 | 13:00


Há 60 anos, nascia Cláudio Besserman Viana, mais conhecido como Bussunda. O icônico humorista, que morreu em 17 de junho de 2006, ficou marcado por interpretar personagens como Ronaldo 'Fofômeno', Marrentinho Carioca e Montanha, além de sua marcante imitação do ex-presidente Lula.

O Estadão lista abaixo algumas produções disponíveis em serviços de streaming para relembrar alguns de seus trabalhos.

'Meu Amigo Bussunda'

Dividido em quatro episódios, o documentário original do Globoplay aborda as diferentes etapas da vida do humorista. Desde o surgimento do apelido na infância, passando pela época de faculdade (chegou a formar a chapa "Overdose: Esfaqueie Sua Mãe" em uma eleição universitária), a amizade com os outros integrantes do grupo, o início na TV, ainda cabeludo, e seus últimos dias, cobrindo a Copa do Mundo na Alemanha, em 2006.

Destaque para o último capítulo, feito por Júlia, filha do humorista, que tinha 12 anos quando perdeu o pai, e hoje é formada em cinema e fez mestrado em roteiro. "Não posso dizer que fazer a série foi um reencontro, mas foi um aprofundamento necessário e catártico para o meu luto", contou em entrevista ao Estadão em 2021 (relembre aqui).

'Casseta & Planeta: Urgente!'

O Globoplay disponibiliza atualmente as cinco primeiras temporadas do humorístico que tornou Bussunda popular nacionalmente - antes, já havia trabalhado no TV Pirata e em Doris para Maiores, mas principalmente atrás das câmeras, escrevendo.

Lançado em 1992, o Casseta & Planeta: Urgente! brincava com assuntos da época. Logo, o espectador deve se deparar com piadas envolvendo nomes como Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Ayrton Senna, entre tantos outros, além de entrevistas bem-humoradas com 'anônimos' em lugares públicos.

'Casseta & Planeta: A Taça do Mundo É Nossa'

O primeiro filme do grupo, lançado em 2003, traz Bussunda como Frederico Eugênio, um militante de esquerda que planeja o roubo da taça Jules Rimet após a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela seleção brasileira - há, inclusive, uma participação de Carlos Alberto Torres, capitão daquela equipe.

Entrevista com Bussunda

A TV Brasil disponibiliza no YouTube uma entrevista de Bussunda para Ziraldo exibida pela TVE em 1989.

À época, além do trabalho na Casseta Popular, era um dos roteiristas do TV Pirata, na Globo. O grupo também tinha presença musical, tendo feito diversos shows no Rio de Janeiro, além de ter lançado o disco Preto com um Buraco no Meio, em 1989. Um dos destaques era a paródia que Bussunda fazia de Tim Maia.

Shrek

Longe da câmera, mas diante de um microfone, Bussunda dublou o protagonista da animação Shrek, da DreamWorks, no início dos anos 2000. Em entrevista ao Falando Francamente (SBT) em 2004, relembrava sua relação com o filme: "Eu me identifico muito com o personagem. Embora eu não seja um ogro, também sou casado com uma princesa, que nem ele. Me identifiquei com o humor do personagem, meio adolescente, inteligente ao mesmo tempo. As paródias com os outros desenhos, a coisa escatológica do pum, de tirar meleca, acho que tem tudo a ver com o humor do Casseta e Planeta, essa coisa de ser adolescente a vida inteira."

Ele também relembrava a responsabilidade na área em que era recém-chegado: "As dublagens brasileiras são muito boas. Temos dubladores excelentes e eu não sou um dublador profissional. Acho que deu pra ficar bacana. A dificuldade é você dar vida àquele boneco. Uma coisa que, na primeira vez que fiz o Shrek, me impressionou muito, e você vendo os desenhos não repara: a respiração. Quando ele corre, faz força, você tem que fazer todos os sons. Não basta só falar as falas." O humorista participou dos dois primeiros longas da série.

Os filmes Shrek estão disponíveis para assistir em streamings como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;