Fechar
Publicidade

Domingo, 3 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Luz, economia e segurança


Do Diário do Grande ABC

22/06/2022 | 23:59


Movimento silencioso, e paulatino, vem sendo executado nas sete cidades com objetivo duplo. Fruto de ampla reportagem publicada ontem por este Diário, a substituição de lâmpadas tradicionais, de sódio, pelas de LED nos pontos públicos de iluminação deve resultar na ampliação da sensação de segurança e na redução de gastos de dinheiro público com contas de energia elétrica. Para uma região em que os índices criminais têm crescido sistemática e preocupantemente e cujo erário de boa parte dos municípios emite sinais de fadiga financeira, como o Grande ABC, a transição de tecnologia representa um alento, devendo, pois, receber o necessário estímulo.


Levantamento realizado pela repórter Joyce Cunha junto às prefeituras das sete cidades mostra que quase metade – 47,4%, para ser exato – da iluminação pública existente na região já é fornecida por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e fornecem mais claridade que modelos similares tradicionalmente utilizados em bicos de iluminação. Desde que a modernização começou, os cofres públicos economizam R$ 16,5 milhões anuais, segundo estudo realizado pelo professor universitário Ricardo da Silva Benedito, pesquisador da UFABC (Universidade Federal do ABC) e doutor em energia pela USP (Universidade de São Paulo).


É evidente que o ganho econômico deve sempre ser destacado. No entanto, o principal diferencial oferecido pelas luzes de LED é a potência da iluminação, muito maior que as das lâmparas de sódio. Como a escuridão é um dos fatores que contribuem para a prática de delitos pelos criminosos, infere-se que a claridade garanta ambientes mais seguros – ao menos é o que atesta o consultor de segurança pública e professor de mestrado da PM (Polícia Militar), José Vicente da Silva Filho.


São Caetano é a única das sete cidades da região que já concluiu o processo de substituição das luminárias. Santo André e São Bernardo estão em processo avançado, enquanto as demais cidades ainda engatinham. Pelas vantagens que o novo sistema oferece, é preciso agilizar os investimentos. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;