Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 24 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Há exatos 52 anos a Seleção Brasileira conquistava o tricampeonato mundial

Na final, 4 a 1 na Itália, para delírio de 107 mil pessoas no Estádio Asteca


Francisco Lacerda
Diário do Grande ABC

22/06/2022 | 08:41


Félix no gol. Carlos Alberto, Brito, Wilson Piazza e Everaldo na zaga. Clodoaldo, Gérson e Pelé no meio; e, no ataque, Jairzinho, Tostão e Rivelino. Comandados pelo ''''velho lobo'''' Mário Jorge Zagallo. Este era o escrete que sagrou-se tricampeão mundial, há exatos 52 anos, em vitória incontestável na final sobre a Itália, por 4 a 1. A partida, no Estádio Asteca, na Cidade do México, teve início ao meio-dia de 21 de junho de 1970 e foi presenciada por público composto por 107.412 pagantes. Os gols da Seleção foram de Pelé, aos 18 do primeiro tempo; Gérson, aos 21, Jairzinho, aos 26, e Carlos Alberto, aos 41, todos da segunda etapa. Para a Itália Roberto Boninsegna tinha anotado aos 37 do primeiro período.

Dezesseis seleções disputaram a Copa do Mundo de 1970, divididas em quatro grupos de quatro: México, Alemanha Ocidental, Bélgica, Brasil, Bulgária, El Salvador, Inglaterra, Israel, Itália, Marrocos, Peru,Romênia, Suécia, Tchecoslováquia, União Soviética e Uruguai. Todos os times se enfrentariam em turno único, classificando-se os dois primeiros de cada chave para a disputa das quartas de final. Das quartas, os dois vencedores das partidas iriam para as semi e, desta, um de cada jogo seguiria à final.

O grupo do Brasil era formado também por Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia. Na fase de classificação o Brasil passou pelos tchecos, 4 a 1, no dia 3 de junho; fez 1 a 0 na Inglaterra, dia 7; e fechou superando a Romênia, 3 a 2, dia 10, classificando-se em primeiro.

Nas quartas o time de Zagallo despachou o Peru, por 4 a 2. Na semi, outro sul-americano, o Uruguai, e nova vitória, desta vez por 3 a 1.Já a Itália superou a Alemanha. O ataque brasileiro balançou as redes 19 vezes, enquanto a zaga sofreu apenas sete gols. Após os títulos de 1958 e 1962, havia na época a expectativa de conquista do tri já no Mundial seguinte, em 1966, na Inglaterra, o que não se confirmou, já que o Brasil não passou da fase de grupos.

Na decisão, sob a batuta do maestro Pelé, o Brasil fez 1 a 0 com o próprio Rei após assistência de Rivelino. A zaga da Seleção errou e Boninsegna empatou. No segundo tempo, a Itália jogava fechada, o que obrigava o Brasil a usar de criatividade. Gerson, o Canhotinha de Ouro ou Papagaio, acertou uma bomba e fez o segundo. Jairzinho, o Furacão da Copa, anotou o terceiro. O quarto está até hoje na memória de milhões de torcedores: Clodoaldo, o Corró, dribla quatro no meio, toca para Tostão, que estica para Jairzinho na esquerda. O Furacão passa para Pelé, que mata a bola, prende atenção da defesa da Itália, levanta a cabeça e vê Carlos Alberto entrando pela direita. Ele rola com açucar para o capitão, que solta o foguete, de primeira, para decretar a vitória e a festa Brasileira. Para comemorar, e também até hoje na memória, a música Pra Frente Brasil, de Miguel Gustavo:"Noventa milhões ação/ Pra frente Brasil do meu coração/De repente é aquela corrente pra frente/Parece que todo o Brasil deu amão/Todos ligados na mesma emoção/Todos juntos vamos, pra frente Brasil/ Salve a Seleção!"

Por ser a primeira Seleção a conquistar o tri, o Brasil teve direito à posse definitiva da Taça Jules Rimet, que, em dezembro de 1983, foi roubada da sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro.
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;