Postos de coleta da Prefeitura de Santo André recebem brinquedos, além de serem pontos de descarte de entulho
Iniciativa de reaproveitamento de materiais promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atingiu a marca de quase 1.000 brinquedos doados nas estações de coleta da cidade. Os itens, agora, levam alegria e diversão para 618 crianças, a maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social. A quantia foi alcançada durante a sexta edição do evento Gincanas Ecológicas, realizada ontem. Na ação, as crianças participantes brincam e somam pontos, que são trocados por brinquedos.
A pedagoga Vanessa de Lima Souza, 34 anos, passava na frente do Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira, quando recebeu o convite para levar os seus dois filhos para participarem do Gincanas Ecológicas. Essa foi a primeira vez que o Semasa realizou o evento em um parque do município. Vanessa não imaginava que minutos depois poderia realizar o sonho dos meninos. “Foi uma experiência incrível, porque eu não tenho dinheiro para comprar brinquedos e eles sempre pediram patins e bicicleta, e hoje (ontem) conseguiram ganhar, realizar o sonho deles”, comemorou.
A gincana ecológica, que completou ontem um ano de implantação, oferece atividades de lazer às crianças e promove a conscientização sobre a importância da separação e do descarte correto de resíduos. A iniciativa estimula, dessa forma, o reaproveitamento de materiais, incentivando práticas solidárias. É, também, momento de conscientização sobre consumismo.
Além de tradicionais brincadeiras, como tomba-lata, bola ao cesto, caixa-surpresa e roleta da sorte, a sexta edição da gincana promovida pelo Semasa trouxe novidades ao público: minigolfe e <CF51>the</CF> <CF51>wall kids</CF> – atração em que as crianças precisam escolher um caminho para jogar a bolinha e somar o maior número de pontos possível.
Junto ao Gincanas Ecológicas, o Semasa estreou mais uma iniciativa socioambiental: o Parque Recicla, que tem como objetivo fazer com que a população leve recicláveis para descartar corretamente em sacolas chamadas bags. Além disso, o projeto estimula o descarte adequado de óleo de cozinha. Ao levar um litro do produto usado, o participante ganha a mesma quantia de sabão ecológico, produzido pelo Instituto Triângulo a partir do reaproveitamento do óleo.
As atividades fizeram parte da programação do Junho Verde, campanha ambiental realizada pela Prefeitura e pelo Semana. Até o fim do mês, a autarquia realizará ações que podem ser consultadas no site www.semasa.sp.gov.br.
ESTAÇÕES DE COLETA
Santo André disponibiliza 20 estações de coleta, onde moradores também podem doar brinquedos e roupas, entre outros itens. Os chamados ecopontos são utilizados pela população para o descarte regular de entulho, recicláveis, móveis, estofados, colchões, óleo de cozinha (com entrega de sabão ecológico) e eletroeletrônicos. Também podem descartar, em algumas unidades, poda de vegetação, gesso e telha de fibra de amianto. Mais informações no site na Semasa.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.