Política Titulo Ligado ao Grande ABC
Morre o vereador paulistano Arnaldo Faria de Sá, aos 76 anos

Oito vezes deputado federal, parlamentar sempre teve atuação na defesa de idosos e aposentados

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
16/06/2022 | 13:59
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Atualizada às 8h46 do dia 17/06/22

O vereador paulistano e ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá (Progressistas) morreu na madrugada de ontem (16) em São Paulo. Ele tinha 76 anos. O legislador estava internado com Covid-19 no Hospital Nova Star, na Capital, desde a semana passada. O sepultamento está marcado para hoje (17), às 10h, no Cemitério Congonhas, local onde está sendo realizado o velório.

"Lamento profundamente o falecimento do vereador Arnaldo Faria de Sá. Advogado, professor e deputado federal por oito mandatos, Faria de Sá trabalhou praticamente a vida toda pela defesa dos idosos e pelos direitos dos aposentados e pensionistas.Na Câmara Municipal de São Paulo era o presidente da Comissão do Idoso e Assistência Social. Fará muita falta como vereador parceiro e combativo na luta pela aprovação dos projetos de lei importantes para São Paulo. Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos", informou, em nota, o presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil).

Faria de Sá fez a maior parte da carreira política no PTB, legenda que defendeu por 18 anos. O então deputado se mudou para o Progressistas em 2018. Foi no Partido Trabalhista Brasileiro que estreitou o relacionamento com o deputado estadual Campos Machado (Avante), que ontem lamentou "profundamente o falecimento, não apenas de um amigo, mas de um companheiro com quem convivi, por anos e anos, quando estávamos no PTB, a quem sempre me dirigi como se fosse um verdadeiro irmão".

"Foi um político sério e que notadamente trazia a lealdade no coração, o que é muito raro nos dias de hoje. A verdade é que São Paulo e o Brasil perdem um político competente, honesto e que sempre se preocupou com as pessoas, principalmente com os idosos, transformando sua vida em favor dos mais necessitados e dos mais oprimidos. A tristeza é imensa, mas o homem faz o que pode e Deus o que quer. A lembrança do Arnaldo vai perdurar eternamente nos nossos corações", disse Campos Machado, presidente estadual do Avante.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Faria Sá, a quem chamou de "notório regimentalista". "Ocupou inúmeras funções públicas e vocalizou com talento e habilidade os temas mais candentes de seu tempo. Deixa o exemplo de um homem público capaz de divergir e convergir com firmeza e flexibilidade, sempre com seu carisma e sua simpatia", escreveu Lira em uma rede social.

Faria de Sá sempre teve ligação com o Grande ABC, onde cultivava laços políticos e de amizade. Em 8 de dezembro do ano passado, o vereador concedeu entrevista exclusiva à Live do Diário, na qual falou de sua relação com as sete cidades e criticou a insuficiência da rede de amparo aos idosos, dos quais sempre foi defensor. Na oportunidade, ele demonstrou indignação com a tentativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) de classificar a velhice como doença. "Velhice é o diabo. Esses caras, em vez de ajudar, ficam atrapalhando", criticou. A instituição recuou logo depois.

Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) expressou os sentimentos da região por meio de nota. "Com extrema tristeza e pesar, recebemos na tarde de hoje, a notícia do falecimento do ex-deputado federal e vereador em São Paulo Arnaldo Faria de Sá, aos 76 anos. Desejamos à família forças e que Deus console o coração de todos neste momento de despedida. O vereador tratava uma leucemia havia mais de 10 anos e deu entrada no hospital com sintomas de Covid no último dia 6. Descanse em paz."

Fora da política, Faria de Sá era apaixonado por futebol. Ele chegou a presidir a Portuguesa de Desportos, de 1990 a 1993. "Arnaldo teve diversos cargos dentro da Lusa, tais como presidente da diretoria executiva, do conselho e da assembleia geral, membro nato", disse nota do clube.

Arnaldo Faria de Sá, que deixa a mulher, duas filhas e três netos, nasceu em São Paulo no dia 30 de dezembro de 1945. Iniciou sua carreira profissional como office-boy e atuou também como contabilista, advogado e professor. Foi deputado federal por oito mandatos, secretário municipal de Esportes e de Governo da cidade de São Paulo, coordenador e um dos fundadores da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Pública e um dos principais defensores dos aposentados e pensionistas do serviço público e do INSS durante as votações das reformas das previdências dos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e Temer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;