Política Titulo Energia elétrica
Câmara de São Bernardo decide criar comissão para fiscalizar a Enel

Vereadores poderão convidar quadros de chefia da empresa para tirar dúvidas; integrantes do bloco não descartam criação de CPI

Por Daniel Tossato
Diário do Grande ABC
11/06/2022 | 07:47
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Câmara de São Bernardo aprovou a criação de comissão provisória para acompanhar a prestação de serviços por parte da Enel Distribuição São Paulo, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade. Parlamentares não descartam instaurar CPI para apurar constantes problemas causados à população por falhas no fornecimento.


O vereador Julinho Fuzari (PSC) foi eleito presidente do bloco, que pretende percorrer bairros do município com a intenção de avaliar o serviço prestado pela concessionária. Além disso, os parlamentares poderão convidar funcionários da companhia e que ocupam cargos de comando na Enel para prestar esclarecimentos. Além de Fuzari, o grupo é formado por Joilson Santos (sem partido), vice-presidente, e Eduardo Tudo Azul (PSDB), relator dos trabalhos.


Conforme Fuzari, a comissão tem “quase o mesmo peso de uma CPI” e deverá atuar por três meses na Câmara, período que pode ser prorrogado por mais 90 dias. “A ideia é que a gente avalie a operação da Enel na cidade. Sabemos que há muita reclamação em diversos bairros. Uma área que sofre muito é o pós-balsa, local que é muito arborizado. Em alguns bairros de São Bernardo também há problemas recorrentes com transformadores, que já não aguentam o aumento da população nestes locais, e, portanto do consumo”, disse.


Com a instalação da comissão na Câmara de São Bernardo, a cidade é a quinta da região a criar grupo para que os vereadores fiscalizem a atuação da empresa. No Grande ABC, Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá já formalizaram comissões. No começo do ano, por exemplo, a Câmara de Santo André elaborou relatório em que concluiu que a Enel praticou diversas irregularidades na cidade, incluindo cobranças abusivas, por exemplo.


No mês passado, o Diário publicou reportagem na qual apontava que a Enel era a campeã de reclamação nos procons da região. A concessionária liderava o ranking ou pedidos de orientação, com 995 atendimentos junto aos órgãos de defesa do consumidor, ou 11% do total.


Apesar de os vereadores escolherem Fuzari como presidente, a ideia de instalar a comissão provisória foi do parlamentar Joilson Santos. Segundo ele, a Enel não tem prestado bom serviço na cidade, e por isso decidiu pedir a criação do bloco para fiscalizar o serviço da empresa.


“Vamos tentar convidar algumas pessoas que trabalham na Enel a fim de tirar algumas dúvidas sobre a atuação da empresa na cidade. Lembrando que, em abril, alguns bairros ficaram mais de 30 horas sem energia. Isso não pode acontecer. Vamos agir para que a empresa melhore seu atendimento ao morador de São Bernardo”, disse.


Por meio de nota, e Enel declarou que não foi informada da instalação da comissão. “A Enel Distribuição São Paulo esclarece que não foi informada sobre novo pedido de CPI”.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;