Tecnologia Titulo
Testamos: Echo Dot (3ª Geração) é ideal para primeiro contato com a Alexa
Bianca Bellucci
Do 33Giga
06/06/2022 | 08:55
Compartilhar notícia


O Echo Dot (3ª Geração) é o modelo mais barato da Amazon para se comunicar com a Alexa: custa apenas R$ 229. O preço camarada, o tamanho compacto e a facilidade de uso são atributos que levam esta versão a ser ideal para quem quer ter o primeiro contato com a assistente virtual.

Leia mais:
40 perguntas divertidas para fazer à Alexa
Alexa: 12 curiosidades úteis dos dispositivos Echo que você precisa conhecer
Alexa para PC: você já pode usar a assistente gratuitamente no Windows

Echo Dot (3ª Geração) na prática

Em primeiro lugar, a instalação é bem simples. Basta conectar o Echo Dot (3ª Geração) na tomada, baixar o aplicativo Amazon Alexa (disponível para Android e iOS) e esperar que os dois aparelhos se conectem. Com a sincronização concluída, já é possível sair dando comandos para o aparelho.

É possível pedir para a Alexa sintonizar uma estação de rádio, acessar os serviços de streaming de música, anotar lembretes, comunicar as notícias do dia, responder gracinhas (como dizer o fim da Caverna do Dragão e imitar o Galvão Bueno) e muito mais. A assistente virtual se mostrou eficiente em todas as interações durante os testes do 33Giga.

O que pode decepcionar, no entanto, é a qualidade do som. Por ser o modelo de entrada, o Echo Dot (3ª Geração) vem com apenas um alto-falante de 1,6”. Apesar de transmitir o áudio sem distorções independentemente do volume, não tem graves reforçados ou uma boa imersão sonora – o que torna a experiência um pouco decepcionante para quem quer usá-lo, principalmente, para consumir música.

Em relação ao design, o Echo Dot (3ª Geração) tem um layout minimalista. O dispositivo conta com quatro botões físicos para controlar volume, acionar a Alexa e desligar o microfone – todos localizados no topo. A entrada para fonte de energia e a saída para o cabo auxiliar de 3,5 mm, por sua vez, estão na parte traseira. O gadget ainda tem uma base emborrachada e um anel de LED, que fica azul toda vez que a assistente é acionada.

Por ser bem compacto (são 4,3 cm de altura e 9,9 cm de largura), ainda é importante ressaltar que o aparelho pode ser acomodado em diferentes lugares, sem grandes dificuldades. Apesar de existir nas versões branco, rosa e cinza, no Brasil só está disponível em preto.

Raio-X


Echo Dot (3ª Geração)
Alto-falante: um de 1,6”
Opções de cores: preto
Dimensões (L x A x P): 9,9 x 4,3 x 9,9 cm
Peso: 300 gramas
O que anima: preço, responde bem aos comandos de voz, design compacto
O que decepciona: qualidade sonora decepciona, poucos recursos tecnológicos quando comparado a outros modelos Echo
Preço: R$ 229
Site oficial: https://amzn.to/3MdwtxN

Vale a pena?

Como dito anteriormente, o Echo Dot (3ª Geração) é um modelo de entrada. Pode servir bem para quem não quer gastar muito e está começando a digitalizar sua casa ou seu escritório. Entretanto, quando comparado a outros gadgets da Amazon, o modelo perde na qualidade sonora e no fornecimento de mais recursos tecnológicos. Entre eles, está a tela interativa da linha Echo Show.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;